Notícias

Oratória foi o tema da reunião do GT RH


Enviado em 11 de Outubro, 2017

Analista de Comunicação da Patrus Transportes Urgentes apresentou dicas e técnicas importantes para falar em público.

 

Falar em público é uma tarefa comum em muitas funções nas empresas, mas nem sempre é fácil. Isso porque algumas pessoas se sentem expostas à avaliação do outro quando estão no centro das atenções. E, muitas vezes, essa exposição, aliada à falta de prática e à falta de domínio do assunto que será tratado traz o medo e a ansiedade, o que pode atrapalhar toda uma apresentação.

Para explicar um pouco sobre a importância da preparação, do planejamento e apresentar algumas técnicas, o Grupo Técnico de Trabalho de Recursos Humanos (GT RH) recebeu na sede do Setcemg a analista de Comunicação da Patrus Transportes Urgentes, Silmara Oliveira, para falar sobre “A Importância da Oratória”.

Durante a apresentação, Silmara destacou que para ter tranquilidade para falar em público e fazê-lo bem “é preciso ter autoconhecimento, entender bem suas limitações, encarar o medo e a ansiedade, além de ter sempre um sorriso no rosto e na fala, criar empatia, observar bem o seu público e adequar sua fala para ele, e claro, dominar o assunto”, afirmou.

Além disso, a palestrante deu dicas sobre como se portar frente ao público. “Mantenha-se firme, e evite movimentos descoordenados com os braços. Mantenha o seu olhar direcionado para a plateia, criando uma conexão com o seu ouvinte, e caminhe para ativar a atenção ou quando for trocar de assunto. A palma da mão deve ser sempre voltada para cima, que soa como algo mais simpático e positivo. Entone a voz, principalmente em termos que são fundamentais na sua fala. Assim, o público ficará atento ao que você está falando”, disse.

Segundo Silmara, gírias, vícios de linguagem, diminutivo, gerúndio e gestos que tenham alguma conotação obscena devem ser evitados sempre. “O vestuário também é importante. Muitas vezes você perde a atenção do que precisa ser dito por causa de uma roupa errada”, explicou.

Ao elaborar uma apresentação, alguns pontos devem ser observados, segundo a analista. “O objetivo da apresentação, os recursos audiovisuais que estarão disponíveis, o tempo para fala e um cronograma são informações necessárias quando você prepara sua apresentação. Além disso, saber qual e como é o seu público, e qual a roupa indicada para ser usada fazem parte dessa preparação”, destacou.

Após a palestra, os presentes fizeram uma troca de informações sobre as boas ações desenvolvidas pelo setor de Recursos Humanos nas empresas.

A reunião do Grupo Técnico de Trabalho em Recursos Humanos é aberta aos associados do Setcemg e é realizada mensalmente. Se você tem interesse em participar do grupo, entre em contato com o sindicato pelo e-mail gerencia@setcemg.org.br.


Histórico

Mais de 50% dos caminhões são autuados em ‘pente-fino’

Enviado em: 12 de dezembro de 2017

Notícias

Produção de caminhões avança 52% no mês

Enviado em: 12 de dezembro de 2017

Notícias

Preço do Diesel (1º Gatilho) - FIQUE ALERTA!!!

Enviado em: 12 de dezembro de 2017

Notícias

Inspeção técnica veicular periódica será obrigatória

Enviado em: 11 de dezembro de 2017

Notícias

Lenarge Transportes debate a segurança no trânsito

Enviado em: 11 de dezembro de 2017

Notícias

Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais

Av. Antônio Abrahão Caram, 728 | Bairro Pampulha
Belo Horizonte - MG | Cep: 31275-000

Telefone: (31) 3490-0330

© 2015 SETCEMG Todos os direitos reservados