Notícias

Temer sanciona lei que institui tabela de fretes no país


Enviado em 09 de Agosto, 2018

O presidente Michel Temer sancionou a lei que institui valores mínimos de fretes rodoviários praticados no Brasil, de acordo com publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9).

 

O presidente Michel Temer converteu em lei o projeto da Medida Provisória 832/2018, que ficou conhecida como MP do Frete e instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. A sanção da lei está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 9, e veio com um veto: foi retirado da norma o trecho que anistiava as multas e sanções aplicadas em decorrência das paralisações dos caminhoneiros nas manifestações ocorridas entre 21 de maio e 4 de junho de 2018

A nova lei formaliza a instituição de uma tabela com preços mínimos para o transporte de cargas, classificadas em cinco tipos: geral, a granel, frigorificada, perigosa e neogranel. Esses valores devem ser definidos e divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios.
O tabelamento dos fretes foi uma das medidas do pacote que o governo negociou com os caminhoneiros para por fim à paralisação da categoria que durou 11 dias, no fim de maio.

A lei instituída ressalta que os fretes praticados devem ser iguais ou superiores aos estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios”, e veda acordos em paralelo à tabela.

Os pisos mínimos de fretes serão publicados até 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, sendo que os valores serão válidos para o semestre em que a norma for editada. Sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 10% em relação ao preço considerado na planilha de cálculos, para mais ou para menos, uma nova norma com pisos mínimos deverá ser publicada pela ANTT, diz o texto.

 

Foto: Miguel Schincariol/AFP

Com informações dos sites uol e Veja


Hist?rico

Informe CNT: excesso de cargas aumenta custo das empresas

Enviado em: 23 de abril de 2019

Notícias

CNT realiza sondagem sobre pagamento de pedágio

Enviado em: 23 de abril de 2019

Notícias

Confira as próximas capacitações do Setcemg

Enviado em: 22 de abril de 2019

Notícias

Obtenção de AET no Setcemg: novo serviço ao associado

Enviado em: 18 de abril de 2019

Notícias

Setcemg alerta para a restrição de tráfego na Páscoa

Enviado em: 18 de abril de 2019

Notícias

Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais

Av. Antônio Abrahão Caram, 728 | Bairro Pampulha
Belo Horizonte - MG | Cep: 31275-000

Telefone: (31) 3490-0330

© 2015 SETCEMG Todos os direitos reservados