Blog

A importância da consultoria financeira para uma empresa


Enviado em 21 de Setembro, 2018

A gestão financeira é a corrente sanguínea para a saúde de uma empresa, que deve ser controlada e analisada por um profissional qualificado capaz de dar suporte às empresas nas tomadas de decisões financeiras. Confira o artigo da assessora de Gestão Financeira do escritório de Paulo Teodoro Advogados Associados, Priscila Cezário.

 

Por mais conhecimento que os empresários tenham do mercado e de seus negócios, a grande maioria não possui domínio de uma gestão financeira. Vale destacar que é notória a dificuldade que as pequenas empresas enfrentam por não terem um profissional destinado, diretamente, às finanças.

Mas porque é tão difícil gerenciar uma pequena empresa no Brasil? Estamos muito longe de um cenário ideal, em que as regras fiscais, tributárias e financeiras são claras e simples. As áreas de conhecimento deveriam ser simples para que um pequeno empresário consiga dominar tais assuntos, todos de suma importância, todavia, existem milhões de normas aplicáveis a cada um desses campos e elas mudam o tempo todo. Não importa o tamanho da empresa ou a atividade que ela desempenha, a gestão financeira tem que existir e ser eficaz.

Em julho deste ano, o portal de notícias G1 publicou uma reportagem na qual é relatada a alta inadimplência das empresas transportadoras de cargas, em muitos casos, devido à greve dos caminhoneiros. Um dos fatores apontados para esse desequilíbrio é justamente a falta do planejamento financeiro e a inexistência da prevenção para os riscos sistêmicos e não sistêmicos dentro de sua administração.

Mas como saber o que é preciso para aperfeiçoar a gestão de uma empresa? Destaco então a importância de um consultor financeiro dentro das organizações.

A consultoria, no seu sentido mais amplo, é uma das mais antigas profissões do mundo, se considerarmos a origem da palavra, que vem do latim consultare, que significa ‘dar ou receber conselhos, aconselhar e também ser aconselhado’. Em suma, o consultor financeiro em uma empresa vai oferecer suporte técnico para decisões financeiras e aconselhar o empresário em suas decisões. Especialista que é, ele saberá como e onde aplicar as ferramentas necessárias para o controle das informações financeiras, apresentar estratégias para desenvolver o negócio, analisar a viabilidade econômica e financeira de algo, de forma criteriosa, identificando riscos, erros e oportunidades.

Estamos em uma época em que verifica-se grande evolução no mercado e, assim, um único gestor não tem conhecimento suficiente para poder gerir todas as áreas de uma empresa. Muitos já entendem a necessidade de uma consultoria especializada para obter o diferencial competitivo de mercado.

Uma consultoria financeira não é questão de luxo ou algo que apenas as grandes empresas necessitam, hoje, qualquer empresa pode contratar um. Vale destacar que o profissional contratado estará dentro da empresa por um determinado período, seguindo cada passo do projeto que com ele foi estabelecido e contratado, seja no curto ou no longo prazo, e as técnicas por ele deixadas deverão ser seguidas, mesmo que isso inicialmente desperte resistência de funcionários, situação esperada na implantação de projetos posto que ocorre mudança de paradigmas e/ou de cultura. “Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.” (Oliveira, 2011, p. 45).

A consultoria, portanto, deve fazer parte da rotina de uma empresa para prever, diagnosticar e solucionar problemas organizacionais. É necessário entender que os consultores serão ponto de apoio nas tomadas de decisões. A gestão financeira é a corrente sanguínea para a saúde de uma empresa.


Hist�rico

A Lei 10.233/01 e os limites de normatização da ANTT

Enviado em: 23 de outubro de 2018

Blog

Entrevista - Nicole Goulart

Enviado em: 21 de setembro de 2018

Blog

Do fim da ultratividade das normas coletivas

Enviado em: 24 de agosto de 2018

Blog

A atuação das entidades sindicais

Enviado em: 10 de agosto de 2018

Blog

Prevenção e minimização do passivo trabalhista

Enviado em: 22 de junho de 2018

Blog

Insumo para crédito de PIS e COFINS

Enviado em: 05 de junho de 2018

Blog

Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais

Av. Antônio Abrahão Caram, 728 | Bairro Pampulha
Belo Horizonte - MG | Cep: 31275-000

Telefone: (31) 3490-0330

© 2015 SETCEMG Todos os direitos reservados