Notícias

Conheça as vantagens do Sest Senat para o transporte


Enviado em 07 de Janeiro, 2019

Estamos ouvindo muito sobre o Sistema S, que impacta positivamente nas empresas do setor e na vida do trabalhador do transporte. Mas você sabe o que ele significa? Vamos te mostrar 15 razões sobre a importância do S do transporte.  

O chamado Sistema S é o conjunto de instituições corporativas voltadas a treinamento profissional, pesquisa e assistência técnica e social, estabelecidos pela Constituição Federal, cada uma voltada a uma área de atuação, como transporte, indústria, comércio, agronegócio e cooperativismo.

No transporte ele é constituído pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT, voltados para a qualificação, qualidade de vida e bem-estar social do trabalhador em transporte.

Confira abaixo 15 motivos que mostram a importância do Sest Senat para o transporte:

1. O SEST SENAT é o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Ele foi criado em 1993, pela lei nº 8.706. Já são 25 anos de atuação, com unidades distribuídas em todas as regiões do Brasil.  

2. As contribuições pagas ao SEST SENAT, previstas nessa lei, provêm de empresas e de trabalhadores autônomos do transporte rodoviário de cargas e de passageiros e são integralmente investidas no setor transportador, especialmente na formação e na qualificação profissional de trabalhadores e em atendimentos de saúde realizados em unidades localizadas em todo o Brasil. 

3. As unidades do SEST SENAT em todo o Brasil oferecem atendimentos GRATUITOS de saúde nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição para os trabalhadores e seus familiares. Além disso, realizam atividades de educação para a saúde e promovem projetos de esporte e lazer. Esse é o trabalho realizado na área de promoção social.  

4. Por ano, são cerca de 5 MILHÕES de atendimentos nas atividades de promoção social do SEST SENAT. Essa atuação de cuidados com a saúde e prevenção ajuda a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e das suas famílias, eleva a produtividade e reduz ausências ao trabalho causadas por problemas de saúde. Também desafoga o Sistema Único de Saúde (SUS), que não comportaria essa demanda.  
  
5. O SEST SENAT também forma profissionais qualificados para o setor de transporte, desde os níveis operacionais aos níveis de gestão das empresas. Isso contribui para que se aumente a produtividade, com impactos positivos para o setor e para toda a economia do Brasil. Além disso, favorece a segurança no trânsito, pois motoristas bem treinados dirigem de forma correta e segura.
 
6. A qualificação profissional aumenta a empregabilidade. Oito em cada dez alunos relatam que o desempenho profissional melhorou depois das aulas no SEST SENAT. Além disso, 35% dos entrevistados em pesquisa feita com egressos afirmaram que os cursos garantem melhorias no salário. 

7. As unidades do SEST SENAT ainda oferecem cursos profissionalizantes também GRATUITOS a trabalhadores do transporte e seus dependentes, incluindo cursos do Programa Jovem Aprendiz. 

8. Por ano, são mais de 3 MILHÕES de atendimentos em desenvolvimento profissional no SEST SENAT. 

9. O SEST SENAT entende que democratizar cada vez mais o acesso à educação também é fundamental. Por isso, a plataforma de educação a distância do SEST SENAT oferece mais de 200 cursos totalmente gratuitos e abertos a toda a comunidade. 

10. A tecnologia também é uma grande aliada na capacitação dos profissionais: 105 unidades do SEST SENAT têm simuladores híbridos de direção, que são utilizados na formação dos motoristas profissionais. A capacitação, por meio dessa ferramenta, melhora a performance dos trabalhadores e eleva a segurança no trânsito. Até o fim de 2019, serão 142 simuladores em unidades do SEST SENAT.
 
11. A qualidade dos atendimentos no SEST SENAT é avaliada como ótima ou boa por 91,3% dos usuários. Os atendimentos de saúde receberam avaliação ótima ou boa de 91,6%. Já os cursos são avaliados como ótimos ou bons por 93,4% dos usuários. 

12. Em 25 anos de trabalho, o SEST SENAT já realizou mais de 126 MILHÕES de atendimentos. Todas as pessoas atendidas pelo SEST SENAT tiveram acesso a cursos que as deixaram preparadas para o mercado de trabalho, atendimentos de saúde, palestras, atividades esportivas, entre outras. 

13. O SEST SENAT, assim como outras entidades do Sistema S, é uma entidade de direito privado, ou seja, não é pública. Mas é fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e por outros órgãos públicos, presta contas da sua atividade e respeita regras de transparência. 

14. Os orçamentos do SEST SENAT são aprovados, também, pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário e pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. 

15. Todas as informações sobre o orçamento, os investimentos e a atuação do SEST SENAT estão disponíveis para consulta no site da instituição, na página da Transparência. Clique aqui para acessar

 

Com informações do Sest Senat


Hist�rico

Confira a programação do primeiro Conet&Intersindical 2019

Enviado em: 21 de janeiro de 2019

Notícias

ANTT publica nova tabela com pisos mínimos de frete

Enviado em: 18 de janeiro de 2019

Notícias

Lei que fortalece o combate ao roubo de carga foi sancionada

Enviado em: 18 de janeiro de 2019

Notícias

Despoluir participa de Janeiro Verde da Transpes

Enviado em: 18 de janeiro de 2019

Notícias

Confira as capacitações do Setcemg

Enviado em: 18 de janeiro de 2019

Notícias

Já estão acabando as vagas para a Academia de Líderes

Enviado em: 17 de janeiro de 2019

Notícias

Conheça o perfil dos caminhoneiros do Brasil

Enviado em: 16 de janeiro de 2019

Notícias

Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais

Av. Antônio Abrahão Caram, 728 | Bairro Pampulha
Belo Horizonte - MG | Cep: 31275-000

Telefone: (31) 3490-0330

© 2015 SETCEMG Todos os direitos reservados