Scroll Top

A atuação das entidades sindicais

Historicamente, as entidades sindicais surgiram com o objetivo de atingir patamares sociais, mais direcionados ao sistema capitalista e voltados para a produtividade. Elas têm por finalidade a defesa dos interesses comuns da coletividade que abrangem, notadamente, os interesses da classe profissional representada pelos empregados. De outro lado, se situa o poder econômico representado pelas empresas que também buscam a defesa de seus interesses.

Todavia, sabe-se que o papel das entidades sindicais não está restrito aos interesses das categorias por elas representadas. Sua função mais ampla tem como intuito o fortalecimento das classes profissionais e econômicas, na busca da garantia da dignidade do trabalho e das demais relações sociais e econômicas.

Esta atuação dos sindicatos, especialmente com o advento da Lei 13.647/17, será bastante modificada. A retirada do caráter compulsório da contribuição afetará drasticamente todo o sistema sindical brasileiro, inclusive com a extinção de várias entidades sindicais.

No cenário atual, as entidades sindicais terão que se reinventar, pois a opção do empregado ou empregador de autorizar ou não o recolhimento da contribuição sindical prestigia a liberdade sindical.

O ponto positivo é que um dos objetivos da Lei 13.467/17 é valorizar o princípio da autonomia coletiva, ou seja, traz a ideia da prevalência do negociado sobre o legislado, que permite que as entidades consigam estipular, mediante processo negocial, as normas que regerão as suas próprias vidas, inclusive no que se refere à instituição de novas contribuições sindicais em razão do processo negocial. Essa autonomia é que fará a diferença entre um sindicato profissional forte e defensor dos interesses coletivos daqueles que existiam apenas para se beneficiar da arrecadação compulsória que garantia o abastecimento de seus cofres.

Haverá necessidade de efetivo exercício de liderança sindical na defesa dos interesses da categoria representada através de muito esforço, inteligência e trabalho sem limites para mostrar à sua categoria que são merecedores da confiança neles depositada.

Renato Gomes – assessor jurídico do Setcemg

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.