Scroll Top

A exceção de incompetência em razão do lugar na forma da lei 13.467/2017

Com o advento da Lei 13.467/2017, denominada “Reforma Trabalhista”, o prazo legal para apresentação da exceção de incompetência em razão do lugar passou a ser de 5 (cinco) dias, cujo início de sua contagem inicia-se do recebimento da notificação inicial, sob pena de preclusão.

Anteriormente à vigência da Lei 13.467/2017, a arguição de incompetência em razão do lugar na forma do Art. 800 da CLT, previa que “apresentada a exceção de incompetência, abrir-se-á vista dos autos ao excepto, por 24 (vinte e quatro) horas improrrogá-veis, devendo a decisão ser proferida na primeira audiência ou sessão que se seguir”, portanto, a decisão sobre a arguição de exceção de incompetência ocorria na primeira audiência.

Com a nova redação, o Art. 800 da CLT define que arguida a exceção de incompetên-cia em razão do lugar, suspende-se o processo principal até a decisão na forma do Art. 651 da CLT. Ocorrendo necessidade de prova em audiência, o excipiente poderá pro-duzi-la por meio de carta precatória perante o juízo que indica ser o competente.

Vejamos a nova redação introduzida pela Lei 13.467/2017 ao artigo 800 da CLT:
“Art. 800. Apresentada exceção de incompetência territorial no prazo de cinco dias a contar da notificação, antes da audiência e em peça que sinalize a existência desta exceção, seguir-se-á o procedimento estabelecido neste artigo.
§ 1o Protocolada a petição, será suspenso o processo e não se realizará a audi-ência a que se refere o art. 843 desta Consolidação até que se decida a exceção.
§ 2o Os autos serão imediatamente conclusos ao juiz, que intimará o reclamante e, se existentes, os litisconsortes, para manifestação no prazo comum de cinco dias.
§ 3o Se entender necessária a produção de prova oral, o juízo designará audiên-cia, garantindo o direito de o excipiente e de suas testemunhas serem ouvidos, por carta precatória, no juízo que este houver indicado como competente.
§ 4o Decidida a exceção de incompetência territorial, o processo retomará seu curso, com a designação de audiência, a apresentação de defesa e a instrução processual perante o juízo competente.”
Vejam que a nova redação do Art. 800 da CLT é bem parecida com o procedimento processual adotado no Art. 340 do NCPC. Entretanto, como a Consolidação das Leis do Trabalho já possui regra processual que regula a arguição de exceção de incompe-tência, inclusive sobre a contagem de prazos, não há como aplicar a regra contida no art. 340 e respectivos parágrafos do Código de Processo Civil.

É muito comum na justiça especializada a distribuição de ações fora do local onde ocorreu a prestação de serviços pelo empregado, sendo que a análise da exceção somente na audiência inaugural prejudicava o Reclamado, onerando-o com custos de deslocamento, tempo e honorários de profissional para comparecimento.

Com o advento da Lei 13467/2017, possibilitou-se ao Réu, arguir a exceção de incompetência no prazo de 5 (cinco) dias contados do recebimento da notificação judicial, de forma mais racional e justa.

No entanto, a limitação do prazo de 5 (cinco) dias para arguição da exceção de incompetência, bem como a necessidade de realização de audiência, caso o juízo entenda pela produção da prova oral, bem como a designação de audiência para oitiva de testemunhas comprometerá o andamento de todas as ações, inclusive com o atraso das demais audiências inaugurais, comprometendo-se as pautas dos tribunais.

De qualquer forma, o novo regramento do art. 800 da CLT possibilitará ao Réu a arguição da exceção de incompetência em razão do lugar, antes mesmo da audiência inaugural trazendo celeridade processual, sem comprometer o atendimento jurisdicional.

Renato Rodrigues Gomes
Renato Rodrigues Gomes

Cargo Advogado Assessor Jurídico do SETCEMG e da FETCEMG Paulo Teodoro – Advogados Associados


Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.