Scroll Top

Alta dos preços dos combustíveis impacta IPCA em outubro

A alta dos preços dos combustíveis impactou em cerca de um terço a variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em outubro. No mês passado, os preços dos combustíveis subiram 2,44% e exerceram impacto de 0,14 pontos percentuais no índice geral, que aumentou 0,45%. Isso fez com que a inflação oficial ficasse em 3,81% no acumulado do ano. Os dados foram analisados pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Os preços do grupo transportes, no qual os combustíveis estão inseridos, cresceram 0,92%, em outubro, a maior variação entre os grupos de produtos e serviços pesquisados, além de exercer o maior impacto no IPCA (0,17 pontos percentuais) no mês. No acumulado do ano, os preços do grupo transportes subiram 5,53% e foram responsáveis por cerca de um quarto do aumento do total do IPCA (impacto de 1,01 ponto percentual), o maior impacto entre todos os grupos de bens e serviços.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.