Scroll Top

Alterado o prazo do exame demissional

O exame deverá ser realizado em um prazo de até 10 dias contados a partir do término do contrato. Confira a regra.

Foi publicada no dia 10 de dezembro, a Portaria nº 1.031 do Ministério do Trabalho, que altera o prazo para realização do exame demissional previsto no item 7.4.3.5 da NR 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O exame médico demissional, a partir da publicação dessa portaria, deverá ser realizado obrigatoriamente em até 10 dias contados a partir do término do contrato, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 135 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2 ou 90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4.

O prazo para realização desse exame no texto anterior era até a data da homologação da rescisão contratual e foi alterado para harmonizar com a nova redação do art.477, § 6º, da CLT que dispõe que “a entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato” .

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.