Scroll Top

Artigo: Adote uma nascente

O Ministério do Meio Ambiente e o Serviço Florestal Brasileiro lançaram o programa Plantadores de Rio em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa inédita irá proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d’água, com o intuito de contribuir para o enfrentamento da crise hídrica que assola diversas regiões do Brasil.

Uma das inovações do programa é um aplicativo interativo que permitirá a participação social nas ações de recuperação dos rios e nascentes. O aplicativo irá conectar proprietários de imóveis rurais inscritos do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) com pessoas e instituições que queiram investir na proteção e recuperação das florestas. Permite, ainda, a participação de prestadores de serviços e fornecedores de insumos, dessa forma o programa Plantadores de Rios vai aproximar quem demanda recomposição de APP e quem tem projeto e recursos para investir.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e tem como umas de suas funcionalidades identificar as nascentes localizadas em um raio de até 50 quilômetros do interessado em adotar uma nascente.

Cabe esclarecer que o procedimento começa com a escolha do local e o contato com o proprietário do imóvel rural. Dali em diante, se inicia uma troca de informações pelo chat do aplicativo. A ferramenta permite ainda que os colaboradores sejam avaliados, formando um ranking dos melhores proprietários de áreas, prestadores de serviços e patrocinadores.

Em caso de dúvidas sobre este e outros requisitos legais, acesse nosso site: www.rochacerqueira.com.br.

Dra. Lais A. Fonseca

Dra. Lais A. Fonseca

Cargo Advogada – Rocha Cerqueira Sociedade de Advogados.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.