Scroll Top

Atenção para o eSocial

Desde o dia 1º de janeiro, uma nova forma de prestação de informações relacionadas ao universo do trabalho figura de forma obrigatória nas empresas. É o eSocial, um projeto do governo federal que reúne Receita Federal, Ministério do Trabalho e Caixa Econômica Federal e que possibilitará que todas as empresas brasileiras cumpram suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada e organizada, em uma plataforma totalmente online.

A implantação do eSocial está sendo feito de forma gradativa, em três etapas, cada uma dividida em cinco fases. Na primeira etapa, o sistema recebe apenas as informações das empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões, que de forma gradativa deverão se cadastrar, enviar informações relativas aos seus trabalhadores, enviar as folhas de pagamento, fazer a substituição da Guia de Informações à Previdência Social (GFIP) e, por fim, enviar dados de saúde e segurança dos trabalhadores.

A partir do mês de julho, o eSocial dá início à segunda etapa de implantação do programa, destinada a todos os demais empregadores privados do país, incluindo micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs). Para este segundo grupo, o processo de incorporação ao programa também se dará de forma escalonada. Já para os empregadores públicos, o processo de implantação ao eSocial começa em janeiro de 2019.

É preciso entender que o eSocial, ao contrário do que muitos pensam, trará simplificação dos processos e significativos ganhos de produtividade para a economia brasileira, além do aumento da garantia dos direitos dos trabalhadores. Quando totalmente em operação, o eSocial representará a substituição de até 15 prestações de informações ao governo – como a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) – por apenas uma, reduzindo, na prática, custos, processos e o tempo gastos hoje pelo setor produtivo com o cumprimento de obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias com o poder público.

Portanto, a recomendação é que as empresas busquem – o quanto antes – sua adequação ao sistema. O Setcemg oferece treinamentos específicos objetivando orientar as empresas sobre as principais obrigações trabalhistas alteradas pelo eSocial e também possui uma equipe de consultores à disposição para orientar as empresas de transportes de carga do estado quanto a estas obrigações implementadas.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.