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Balanço da campanha “Ir e Vir Seguro”, aponta uma redução de 57% nas interdições das rodovias de Minas Gerais

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Setcemg, PMRv-MG, DER-MG e DNIT apresentaram um balanço da primeira fase da campanha que tem a proposta de levar mais segurança para as rodovias mineiras

O Sindicato de Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), em parceria com a Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv-MG), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentaram o balanço da primeira fase da campanha “Ir e Vir Seguro”. A iniciativa tem o intuito de antecipar, prevenir e mitigar riscos para os usuários das estradas através da visualização de informações (interdições totais ou parciais) de todas as rodovias de Minas Gerais por meio do mapa interativo (google.com/maps/d/edit?mid=1LWPe79KMUz4OUWcAuViGU5RfTHraffuA&usp=sharing), que indica, inclusive, rotas alternativas.

A coletiva foi realizada na sede do Setcemg (Avenida Antônio Abrahão Caram, 728, bairro São José, Belo Horizonte – MG), no dia 27 de abril. Na oportunidade estiveram presentes o presidente do Setcemg, Gladstone Lobato, e representantes das entidades parceiras. Juntos, eles fizeram um balanço da campanha, que contou também com blitzes educativas, outdoors nas principais saídas da capital e spot de rádio.

De acordo com Major Robson Almeida, da PMRv-MG, esse banco de dados, alimentado todos os dias com as informações compartilhadas, serve para monitorar as rodovias de forma mais eficiente. Com isso, além de reforçar a segurança para o motorista que vai utilizar as estradas é uma oportunidade de cobrar melhorias para as rodovias de Minas Gerais.

“Com o desenvolvimento da plataforma para monitoramento para registro dos eventos e fenômenos, disponibilizando o mapa com os pontos de interdição parciais e totais em MG, observamos que no final de 2022, com o início da campanha e a união de esforços de todas as entidades envolvidas, já com um histórico do que havia acontecido no mesmo período do ano anterior, conseguimos disponibilizar para os órgãos responsáveis pela manutenção e prevenção das informações dos pontos onde haviam acontecido os problemas no ano anterior. Os órgãos puderam verificar os locais e se anteciparem nas obras e soluções de engenharia para evitar novas ocorrências. Com isso, em 2023, conseguimos ter menos interdições, e as que tivemos foram resolvidas com mais eficiência. Tivemos uma redução de 57% nas interdições das estradas e de todas que ocorreram no período, 80% já foram solucionadas”, destaca o Major.

Ele ainda acrescenta que, por parte da Polícia Militar, estão tentando trabalhar no sentido de, além de ser catalisadores dos esforços institucionais conjuntos, também trabalhar na questão dos acidentes de trânsito. “Houve nesse período um aumento de 2,5% no número geral de acidentes. Como houve uma diminuição das interdições, o fluxo das vias foi bem maior, portanto o aumento é considerado pequeno. Além disso, tivemos um resultado extremamente significativo e que nos importa muito, a redução da vitimização. Houve um aumento no número de acidentes, mas o número de vítimas caiu nesse período em 21%. Isso mostra que o trabalho que foi feito foi um sucesso e nos motiva a manter a parceria com os outros órgãos envolvidos e dar continuidade à campanha”.

Segundo o presidente do Setcemg, Gladstone Lobato, um dos pontos positivos da campanha foi a questão da previsibilidade das viagens. “Para o setor de transporte de carga de um modo geral, conseguimos obter, por meio da campanha, informações de forma muito mais ágil e tivemos condição de saber qual a situação das estradas de forma antecipada para assim traçar a rota mais adequada, desviando de pontos críticos e evitando atrasos e transtornos. Sem sombra de dúvidas conseguimos atingir esse objetivo”, acrescenta.

Outro que também avalia a campanha de forma positiva é o diretor do DER-MG, Cristiano Coelho. “Com a utilização do mapa interativo foi possível verificar as regiões do Estado de forma espacial, com maior volume de ocorrências causadas pelas chuvas e oferecer aos usuários uma informação mais rápida e precisa dos locais com algum tipo de problema, sendo que no caso onde ocorreram interdições, ali mesmo se conseguia consultar uma rota alternativa e, consequentemente, planejar a viagem com mais precisão”, salienta.

Segundo ele, durante todo o período chuvoso, assim que era informado de alguma ocorrência, uma equipe do DER-MG era deslocada para confirmar o caso, sendo ele constatado, era imediatamente implantada uma sinalização de segurança no local. Além disso, essa ocorrência era lançada no sistema de monitoramento. “Em seguida uma análise técnica era realizada para apontar uma solução a ser implantada para resolver o fato, sendo que no caso de interrupção total, muitas vezes a solução era a de implantar uma variante no ponto para restabelecer o tráfego no mais curto espaço de tempo”, explica.

Ele acrescenta que neste período, houve início dos trabalhos de recuperação imediato nos casos que não havia necessidade de elaboração de projeto de engenharia; nos casos em que ocorreram a necessidade de projetos de engenharia (os mais complexos), o mesmo é executado para posterior contratação de execução e recuperação do ponto.

“Entre 2022/ 2023, durante o período chuvoso ocorreram 26 interrupções de tráfego, sendo que deste total 22 já foram solucionadas e quatro se encontram em andamento. Além disso, o DER/MG atuou em centenas de pontos onde ocorreram interdições menores como queda de barreira, pequenas erosões, quedas de árvores”, finaliza o diretor-geral do DER-MG.

A campanha segue no decorrer do ano e com ações focadas nos feriados prolongados, nos períodos chuvosos e de seca.

Veja a galeria de fotos no link que segue: https://flic.kr/s/aHBqjABzoH

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