Scroll Top

BRASIL ELEVA MISTURA OBRIGATÓRIA DE BIODIESEL PARA 12%, ABAIXO DAS EXPECTATIVAS

O governo brasileiro elevou a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel de 10% para 12%, abaixo da meta deste ano de 13% em uma tentativa de conter a inflação dos combustíveis em meio à alta dos preços da soja.

Cerca de 70% do biodiesel brasileiro é produzido a partir do óleo de soja, cujos preços aumentaram devido à forte demanda e à oferta restrita de soja.

“A indústria brasileira de biodiesel está totalmente preparada para entregar a mistura de 13%”, disse Daniel Amaral, economista-chefe do lobby brasileiro de oleaginosas Abiove, em comunicado na terça-feira. “No entanto, aumentar a mistura para 12% já é um desenvolvimento positivo, pois estimula o processamento da soja e o uso de grãos no Brasil.”

De acordo com nota do Ministério de Minas e Energia na noite de segunda-feira, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu aumentar a mistura para 12% “para evitar um aumento excessivo” no preço do diesel para o consumidor final.

Em 9 de abril, o governo reduziu sua exigência de mistura de biodiesel de 13% para 10% para manter os preços do combustível baixos na bomba. Após essa ação surpresa, a Abiove começou a pressionar o governo a aumentar sua exigência de mistura de biodiesel antes dos leilões de biocombustíveis deste ano.

A Abiove disse na semana passada que o lento crescimento econômico fez com que os preços do biodiesel caíssem no Brasil, justificando um aumento na mistura obrigatória de biodiesel.

Manter a mistura de biodiesel em 10% desestimularia os agricultores brasileiros a plantar soja na próxima safra, disse a Abiove.

Fonte: Agência Reuters

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.