BRASIL ELEVA MISTURA OBRIGATÓRIA DE BIODIESEL PARA 12%, ABAIXO DAS EXPECTATIVAS

O governo brasileiro elevou a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel de 10% para 12%, abaixo da meta deste ano de 13% em uma tentativa de conter a inflação dos combustíveis em meio à alta dos preços da soja.

Cerca de 70% do biodiesel brasileiro é produzido a partir do óleo de soja, cujos preços aumentaram devido à forte demanda e à oferta restrita de soja.

“A indústria brasileira de biodiesel está totalmente preparada para entregar a mistura de 13%”, disse Daniel Amaral, economista-chefe do lobby brasileiro de oleaginosas Abiove, em comunicado na terça-feira. “No entanto, aumentar a mistura para 12% já é um desenvolvimento positivo, pois estimula o processamento da soja e o uso de grãos no Brasil.”

De acordo com nota do Ministério de Minas e Energia na noite de segunda-feira, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu aumentar a mistura para 12% “para evitar um aumento excessivo” no preço do diesel para o consumidor final.

Em 9 de abril, o governo reduziu sua exigência de mistura de biodiesel de 13% para 10% para manter os preços do combustível baixos na bomba. Após essa ação surpresa, a Abiove começou a pressionar o governo a aumentar sua exigência de mistura de biodiesel antes dos leilões de biocombustíveis deste ano.

A Abiove disse na semana passada que o lento crescimento econômico fez com que os preços do biodiesel caíssem no Brasil, justificando um aumento na mistura obrigatória de biodiesel.

Manter a mistura de biodiesel em 10% desestimularia os agricultores brasileiros a plantar soja na próxima safra, disse a Abiove.

Fonte: Agência Reuters

Deixe um comentário