Equipamento detecta a falta de estabilidade do motorista e fará parte do Programa do Sono da empresa.
O sonômetro foi descoberto pelo diretor-presidente da Braspress, Urubatan Helou, por meio de uma reportagem na televisão. Helou identificou uma oportunidade de complementar as ações preventivas do Centro de Atendimento ao Motorista Braspress (CAMB) Basil de Barros, do simulador e da telemetria pela segurança.
O equipamento foi desenvolvido pela equipe do professor Marco Túlio de Mello, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e consiste em uma plataforma parecida com uma balança, conectada a um programa de computador, que detecta a falta de estabilidade do motorista. “Na fase de testes, os motoristas vão subir no aparelho todos os dias, por um período de 20 a 30 dias, ficar em posição ereta e olhar para um ponto fixo por alguns minutos. A máquina vai fazer o histórico da tendência de pêndulo de cada pessoa. Fechado o histórico, os motoristas serão avaliados todos os dias e se for notada qualquer mudança na tendência de pêndulo é porque existe alguma alteração no labirinto ou no sono. A partir daí iremos avaliar cada caso”, explica Helou.
O evento de lançamento do aparelho no Planeta Azul, em Guarulhos (SP), foi realizado no dia 20 de agosto e contou com a presença dos motoristas da Braspress, de Basil de Barros, o primeiro motorista da companhia e de demais diretores da empresa, além do diretor-presidente. “Estamos dando mais um passo na direção da proteção dos nossos motoristas. Costumo dizer que nós não somos um time, somos uma família, porque família protege”, afirma o diretor-presidente.