Na terça-feira (15), quem participou da capacitação “A arte de negociar”, ministrada pelo coach Robert Braga, pode, de forma lúdica, aprender pontos fundamentais para uma negociação assertiva, em que haja uma relação ganha-ganha.
Com a apresentação de conceitos, dinâmicas e atividades práticas, o palestrante destacou a importância, por exemplo, do tom de voz ao fazer uma negociação, em especial quando se está ao telefone.
Braga deu dicas importantes para os presentes sobre como atender os seus clientes, tais como sorriso na voz e no rosto, cumprimentar sempre o cliente com entusiasmo e motivação pessoal, chama-lo sempre pelo nome. Fazer perguntas para identificar a necessidade do cliente, descobrir o motivo da compra também auxilia a entender o cliente e garantir uma negociação mais assertiva. Além disso, apresentar os benefícios dos produtos ou serviços também é fundamental.
“Para se estabelecer uma comunicação efetiva entre as pessoas, é preciso entender o modelo mental do outro e se comunicar por meio desses valores, atingindo de forma certeira a maneira de ver o mundo do cliente”, explicou.
Na sexta-feira (17), o tema foi “Responsabilidade civil no transporte rodoviário de cargas”, ministrado pelo assessor jurídico do Setcemg, Márcio Mata, que trouxe abordagens sobre a responsabilidade do transportador em relação às cargas e a terceiros nos casos de danos. O palestrante apresentou algumas ações preventivas e orientou sobre as obrigações dos contratantes.
Foram tratados ainda temas como acidentes, furto / roubo / extravio de cargas, vícios das cargas, excludentes de responsabilidade, seguros, responsabilização do verdadeiro causador do dano (Ação de Regresso), legislação vigente e análise de casos concretos.
“O trabalho do transportador abrange não só a condução defensiva e o respeito às normas de trânsito, mas, também, é parte importante para o total cumprimento das etapas do processo de gerenciamento de risco”, explicou o advogado.
“Levando em consideração os procedimentos de gerenciamento de riscos, o motorista profissional deve sempre buscar a prevenção como sua aliada, com relação à segurança dele e da integridade da carga”, completou.