Scroll Top

Cenário Econômico é tema da primeira edição do Encontro de Empresários do Setcemg

Com expectativas otimistas, a economista e comentarista da Rádio Itatiaia, Rita Mundim, falou nesta quinta-feira (20), para uma plateia atenta de transportadores e representantes da cadeia produtiva do transporte, sobre um Brasil que trabalha, que controla suas contas e se prepara para o crescimento virtuoso. A economista abriu a primeira edição de 2020 do Encontro de Empresários do Setcemg, parte do projeto “Apoiadores do Setcemg”, no auditório do sindicato.

Com a presença do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, o encontro foi aberto por Gladstone Lobato, presidente do Setcemg, que lembrou a importância do projeto “Apoiadores do Setcemg” e convidou todos a ouvir a análise de Rita Mundim sobre o cenário econômico e as expectativas para um futuro próximo.

Partindo da constatação que o mundo vive uma quebra de paradigmas, sendo o maior deles o preço do dinheiro que perdeu valor, Rita iniciou sua palestra afirmando que: “Acabou o Brasil da agiotagem, o Brasil da farra”, referindo-se aos governos anteriores. Em seu argumento, o Brasil agora irá trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável e o setor de transporte será vital neste cenário.

DINHEIRO NÃO PRODUZ RIQUEZA

“Dinheiro não produz riqueza”, disse, acrescentando que com isso cresce a importância das pessoas, do conhecimento, das ideias que criam projetos que são transformados em trabalho produtivo.

Mundim fez um breve relato sobre a história econômica do país, seus desdobramentos e dificuldades, iniciando na década de 80 com o Plano Cruzado de Sarney, passando pelo Plano Collor (bloqueio da poupança), Plano Real, a política de juros altos e dólar baixo, etc. Alguns trazendo certa estabilidade e outros endividamento e dificuldades econômicas.

Agora, segundo Mundim, o atual ministro Paulo Guedes com sua política econômica, traz um ambiente propício para prosperação dos negócios no país. “O ministro está empenhado em uma política de Estado, enxugando gastos e controlando os juros. Com isso, está 20% mais barato investir no Brasil”. Citou a reforma da previdência e as mudanças na lei trabalhista como medidas que apontam que dão segurança para os investidores e empresários.

Mundim acredita em um crescimento de até 2% para este ano, com o dólar oscilando entre 4,10 a 4,35 reais. Para ela, isso é muito bom, pois o país não tem mão de obra qualificada e infraestrutura adequada, principalmente, para manter um ritmo mais acelerado de crescimento e todo o mundo está com os índices mais baixos, com exceção dos asiáticos.

Buscando a teoria das ondas de Alvin Toffler (*) para respaldar sua confiança no crescimento, a economista alertou, no entanto, para a necessidade de os empresários buscarem a qualidade com a padronização dos processos produtivos com o propósito de adquirir produção em escala para atender aos padrões globais.

A tendência é da “interdependência e da cooperação. Precisamos amadurecer como indivíduos e aprender a cooperar. Nós juntos e misturados”, finalizou.

Os transportadores presentes mostraram a confiança no crescimento do Brasil e o empenho do setor para transportar com eficiência a riqueza do país.

AS TRÊS ONDAS SEGUNDO TOFFLER (*)

Toffler em uma entrevista à BBC Brasil, em agosto de 2002, disse:  No caso do Brasil, por exemplo, eu acredito que existam na verdade três países diferentes. Há o Brasil da primeira onda, em que as pessoas trabalham na terra da forma que seus ancestrais faziam há centenas de anos, produzindo só o necessário para sobreviver. O Brasil da segunda onda é visto em São Paulo e em várias outras regiões do país, com grande urbanização, muitas indústrias, engarrafamentos e poluição. E também é possível encontrar no Brasil, de uma forma ainda incipiente, uma parte da sociedade que já vive a terceira onda. São pessoas que estão na internet, usam computadores de forma rotineira e têm empregos que exigem um conhecimento cada vez mais sofisticado. O Brasil é um país heterogêneo, cultural e racialmente, e hoje também comporta três estruturas econômicas diferentes.

NOVA EDUCAÇÃO

The Future as a Way of Life deu origem ao livro Future Shock, publicado por Toffler em 1970. Neste livro, ele defende que a nova educação deve ensinar o indivíduo sobre como classificar e reclassificar informações, como avaliar sua veracidade, como mudar as classificações quando necessário, como mover do abstrato para o concreto e vice-versa, como olhar problemas sob novas perspectivas, sobre como ensinar a si mesmo. E conclui com uma das frases mais famosas atribuídas a ele (mas dita pelo psicologista Herbert Gerjuoy): O analfabeto de amanhã não será aquele que não sabe ler, mas aquele que não aprendeu como aprender.

Com informações do site da BBC Brasil e Globo.com

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.