Scroll Top

CIT assina Moção de Apoio à aprovação da MP 1153/2022 sobre DDR

sergio-na-cit-set

A Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, aprovou moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador. A reunião foi realizada no dia 20/04, na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque e contou com a participação do presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa.

Veja o documento na íntegra. 

Segundo o Código Civil a responsabilidade do transportador é objetiva, responde independente de culpa, e vai do recebimento da mercadoria até a sua entrega. Para se proteger dessa responsabilidade o transportador contrata dois seguros: seguro de responsabilidade civil por danos à carga – RCTR-C, que é obrigatório, criado pelo Dec. 73/66 e que cobre eventos decorrentes de acidentes com o veículo de carga; e o seguro de responsabilidade civil por desvio de cargas – RCF-DC, que é facultativo e cobre eventos como roubo, apropriação indébita e furto. O RCF-DC foi criado pelo IRB e SUSEP a partir de 1985 quando os eventos de roubo se tornaram preocupantes para o setor.

Como em ambos os casos o interesse a ser protegido é a responsabilidade civil do transportador a contratação do seguro, a escolha da seguradora e negociação das condições da apólice deve ser prerrogativa dele. Sempre foi assim até 2007.

A NTC&Logística, com o apoio do SETCEMG, publicou uma nota com o posicionamento da entidade sobre a importância de aprovar a MP 1153/2022.

Veja o posicionamento, aqui.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.