Scroll Top

CNT lança ferramenta de consulta com informações sobre mercado de petróleo

navio-petroleo-set

O conteúdo faz parte da Série Especial de Economia – Combustíveis e ressalta os aspectos da matéria-prima em nível mundial e nacional, que impactam a dinâmica do preço dos combustíveis

Em 2022, o Brasil teve produção recorde de petróleo, 1,1 bilhão de barris. O volume processado no país chegou a 706,3 milhões de barris. O saldo restante foi exportado, o que contribuiu para a balança comercial brasileira. Essa e outras informações estão no Painel CNT de Combustíveis – Petróleo, que a Confederação Nacional do Transporte acaba de lançar.

Trata-se de uma nova ferramenta que apresenta os principais dados do mercado da matéria-prima dos combustíveis utilizados pelo setor transportador. O conteúdo soma-se ao painel sobre óleo diesel lançado em março e que traz detalhes sobre a cadeia de produção e de distribuição do insumo. Todos esses materiais fazem parte da Série Especial de Economia sobre combustíveis.

O espaço específico sobre petróleo está dividido em abas que detalham: preço internacional; produção nacional e mundial da commodity; e exportações e importações realizadas pelo Brasil; além de o volume processado por refinaria e por estado.

Na prática, o transportador tem em mãos dados e informações técnicas relevantes para a formação de preço do insumo de maior interesse do setor. Entender como está estruturada a cadeia do petróleo auxilia o transporte a compreender o que define o preço do diesel e os motivos das oscilações.
Acesse o Painel CNT de Combustíveis – Petróleo

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.