Scroll Top

Debates sobre o PAE e apresentação de equipamentos na pauta do P2R2

No dia 27 de agosto, a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 MG) se reuniu na sede do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais para tratar da leitura do termo referência do Plano de Atendimento a Emergência (PAE).

Os principais pontos discutidos foram quais informações são realmente necessárias e que deverão fazer parte do termo fixo, além de como deverão ser descritos os produtos em cargas fracionadas.

A comissão também iniciou a análise dos cenários sobre as possibilidades de acidente envolvendo produtos perigosos.

No dia 3 de setembro, também na sede do DEER, o termo referência do PAE foi novamente debatido. A Fetcemg solicitou a construção de dois documentos diferenciados, sendo um para produtos a granel e outro para carga fracionada, a fim de atender as peculiaridades de cada transporte.Também foi discutida a proibição de carga perigosa juntamente com demais produtos para consumo humano. O Comitê concluiu que mesmo não concordando com a permissão de transporte de produtos perigosos com demais produtos, não é de competência do grupo modificar ou proibir o transporte, em dissonância com as determinações da ANTT e ABNT.

O grupo também discutiu, junto com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, sobre os primeiros procedimentos aplicados no caso de acidente, encaminhamento de vítimas e procedimentos para facilitar o atendimento do Corpo de Bombeiros e SAMU.

Empresas de Emergência AmbientalNo dia 5 de setembro, o grupo se reuniu na sede do corpo de bombeiros, próximo a Refinaria Gabriel Passos (Regap), com o objetivo de apresentar os equipamentos e recursos das empresas de atendimento a emergências e também suas responsabilidades.

A Atmo Hazmat demonstrou quais são os recursos disponíveis em Minas Gerais. A viatura hoje está localizada no Bairro Tirol, sendo uma viatura completa, não estando apta a atender sinistros com as classes 1 e 7.

A Suatrans também apresentou seus equipamentos em suas bases de Belo Horizonte, Montes Claros, Araguari e Lavras. A empresa está apta a atender todo tipo de emergência, exceto classe 1 e 7. Os representantes da empresas também demonstraram que alguns órgãos foram capacitados pela empresa, dentre eles o Ibama e Corpo de Bombeiros, e eles estão trabalhando juntamente com o MEC para reconhecer o seu treinamento como sendo validado e exigido para todas as empresas de atendimento a emergência.

Outras empresas de emergência ambinetal também apresentaram suas estruturas.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.