Scroll Top

Desburocratização: setor de Transporte em Minas Gerais conquista a LOGÍSTICA SEM PAPEL

LOGISTICA SEM PAPEL menor
A pedido da FETCEMG, governo estadual dispensa a impressão de documentos fiscais para o setor de transporte de cargas

Nesta semana, o governo do estado de Minas Gerais publicou o decreto n° 48.605/23, que dispensou expressamente a impressão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) para acompanhar as viagens. Esses documentos, agora, serão apresentados somente por meio digital à fiscalização, eliminando a espera pela impressão do papel e agilizando o transporte, mas com segurança jurídica para as empresas.  Esse é um pleito antigo do setor conquistado por meio de intensa articulação da FETCEMG.

A dispensa dos documentos impressos já está valendo. Cada viagem deverá ser acompanhada pela versão digitalizada do CT-e e do MDF-e, cujo layout está disponível no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG). “Vale lembrar que as empresas deverão acionar seu departamento de T.I. para adotar a geração da imagem eletrônica dos documentos”, destaca o assessor jurídico Tributário do SETCEMG e da FETCEMG, Reinaldo Lage.

“Nós somos o primeiro estado do Brasil a regulamentar a logística sem papel”, destaca o assessor. Reinaldo lembra que, desde o fim do ano passado, a FETCEMG, representando os Sindicatos do Estado, se reuniu diversas vezes com a SEF-MG, além de entidades como NTC e CNT, para debater sobre o tema, que foi uma das principais bandeiras do presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, ao longo dos últimos anos.

No início de fevereiro, durante o Café com Palestra do SETCEMG que debateu o DT-e e a extinção da DDR, o presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, convocou o setor para uma pesquisa sobre a importância da Logística sem Papel. O resultado da pesquisa foi entregue à SEF-MG, como uma forma de fundamentar a proposta enviada ao governo de Minas Gerais.

“A versão digital dos documentos trará agilidade, economia no temo de carregamento e segurança jurídica com uso da tecnologia que já existe”, finaliza Reinaldo Lage.

A assessoria jurídica Tributária do SETCEMG à disposição para esclarecimentos de dúvidas.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.