DESPOLUIR REALIZA EDIÇÃO 2020 DO ENCONTRO TÉCNICO

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT e executado por 24 federações do transporte de cargas e de passageiros em todo o Brasil, realizou a edição 2020 do Encontro Técnico em formato inédito: as palestras e apresentações técnicas foram transmitidas on-line, a partir da sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília, em razão da pandemia da covid-19. A programação foi acompanhada pelas equipes técnicas do Despoluir em 47 unidades operacionais do SEST SENAT em diferentes estados, cumprindo protocolos de segurança sanitária.

Em Belo Horizonte, a equipe do Despoluir participou do encontro, acompanhada pela coordenadora do Programa da seção de cargas em Minas Gerais, Ana Isabella da Mata, na unidade do Sest Senat Jardim Vitória.

O encontro teve como objetivo a capacitação técnica operacional e o alinhamento entre as equipes, com foco no aprimoramento constante da execução da iniciativa, que é o maior programa ambiental do transporte brasileiro.

“O Despoluir tem a marca de ser o programa que mais integra o Sistema CNT: SEST SENAT, Confederação Nacional do Transporte e federações por todo o Brasil. É um programa com reconhecimento nacional e internacional. E, agora, estamos atuando para capilarizar ainda mais a iniciativa, de modo que tenha ainda mais efetividade”, disse o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, na abertura do evento. O objetivo, segundo ele, é que o Despoluir cumpra um papel cada vez mais relevante na redução de acidentes e de emissões geradas por veículos do transporte de cargas e de passageiros.

Entre os temas abordados, estiveram as avaliações veiculares ambientais – inspeção periódica de equipamentos operados pelo programa – utilização de sistemas e de análise de dados para a gestão estratégica da iniciativa, além de qualidade no atendimento ao cliente. A programação contou também com uma palestra do empresário Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos, e do professor da UFRJ Donato Aranda, laureado pela presidência da República com a Ordem Nacional do Mérito Científico, que falou sobre combustíveis rodoviários disponíveis no mercado brasileiro.

Imersão no Sest Senat

Coordenadores e técnicos do Despoluir ainda viveram uma imersão nas unidades do SEST SENAT. Eles conheceram e experimentaram o simulador de direção – tecnologia utilizada no treinamento de motoristas profissionais para alcançar, entre outros resultados, o aumento da eficiência energética da condução, as ações de desenvolvimento profissional, os serviços de saúde (nas áreas de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição) e projetos voltados à qualidade de vida dos trabalhadores do transporte. Além disso, foi a primeira vez que colaboradores do SEST SENAT nas unidades e no Departamento Executivo acompanharam a programação do Encontro Técnico. O formato teve o objetivo de intensificar a integração entre os coordenadores e técnicos do Despoluir com as equipes do SEST SENAT por todo o Brasil.

Em 13 anos de existência, o Despoluir realizou mais de 3 milhões de avaliações veiculares e atendeu a mais de 55 mil transportadores. O programa também atua com foco na promoção de tecnologias e energias limpas, na educação e conscientização e na gestão ambiental.

Confira a galeria de fotos da equipe mineira durante o Encontro Técnico Nacional do Despoluir aqui.

 

Com informações do Sest Senat

Posts Relacionados

Deixar um comentário