Scroll Top

Despoluir realizou 1,6 mil aferições em maio

Durante todo o mês de maio, os técnicos do Despoluir realizaram 1695 medições de emissão de fumaça preta de veículos movidos a diesel de carga e descarga. Somando os números de janeiro a maio deste ano, foram mais de 7 mil aferições realizadas pelo programa. Uma média de 1,4 mil aferições por mês. A meta para 2019, segundo Ana Isabella da Mata, coordenadora do Despoluir, é ultrapassar o total de 2018, quando foram contabilizados cerca de 17 mil avaliações.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) indica entre três e seis meses o tempo ideal para o veículo passar por uma nova aferição. Nesse sentido, Ana Isabella identifica alguns motivos que levam os empresários do setor do transporte de carga a acionarem o Despoluir. O selo de qualidade fornecido pelo Programa sinaliza um diferencial de mercado. Além disso, os testes indicam se o caminhão está emitindo material particulado dentro ou fora dos padrões estipulados. Em caso positivo, é sinal que a manutenção do veículo está em dia, o que resulta em economia de combustível.

Maio Amarelo

Os técnicos do Programa distribuíram ao motoristas cerca de mil cartilhas do Maio Amarelo com a campanha “No Trânsito, o Maior Valor é Sempre a Vida”. A filipeta traz infográficos que alertam motociclistas e quem está ao volante sobre o risco do uso do celular enquanto dirigem; não combinar bebida alcoólica com direção; a importância de sinalizar ações ao realizar manobras, entre outras dicas.

Sobre a Iniciativa

O Despoluir, Programa Ambiental do Transporte da CNT, é gerenciado em Minas Gerais pela Fetcemg. A Federação conta com cinco unidades móveis de avaliação veicular equipada com um opacímetros e os instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel e com técnicos capacitados para realizar as aferições, analisar os resultados e sugerir medidas de melhor desempenho para as empresas.

Agende uma Visita

O trabalho de aferição realizado pela Fetcemg é gratuito para todas as empresas associadas aos seus sindicatos filiados. Os interessados poderão entrar em contato com a coordenadora do Programa da Federação, Ana Isabella da Mata, em Belo Horizonte, pelo e-mail despoluir@fetcemg.org.br ou pelo telefone (31) 3490-0330.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.