Durante todo o mês de maio, os técnicos do Despoluir realizaram 1695 medições de emissão de fumaça preta de veículos movidos a diesel de carga e descarga. Somando os números de janeiro a maio deste ano, foram mais de 7 mil aferições realizadas pelo programa. Uma média de 1,4 mil aferições por mês. A meta para 2019, segundo Ana Isabella da Mata, coordenadora do Despoluir, é ultrapassar o total de 2018, quando foram contabilizados cerca de 17 mil avaliações.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) indica entre três e seis meses o tempo ideal para o veículo passar por uma nova aferição. Nesse sentido, Ana Isabella identifica alguns motivos que levam os empresários do setor do transporte de carga a acionarem o Despoluir. O selo de qualidade fornecido pelo Programa sinaliza um diferencial de mercado. Além disso, os testes indicam se o caminhão está emitindo material particulado dentro ou fora dos padrões estipulados. Em caso positivo, é sinal que a manutenção do veículo está em dia, o que resulta em economia de combustível.
Maio Amarelo
Os técnicos do Programa distribuíram ao motoristas cerca de mil cartilhas do Maio Amarelo com a campanha “No Trânsito, o Maior Valor é Sempre a Vida”. A filipeta traz infográficos que alertam motociclistas e quem está ao volante sobre o risco do uso do celular enquanto dirigem; não combinar bebida alcoólica com direção; a importância de sinalizar ações ao realizar manobras, entre outras dicas.
Sobre a Iniciativa
O Despoluir, Programa Ambiental do Transporte da CNT, é gerenciado em Minas Gerais pela Fetcemg. A Federação conta com cinco unidades móveis de avaliação veicular equipada com um opacímetros e os instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel e com técnicos capacitados para realizar as aferições, analisar os resultados e sugerir medidas de melhor desempenho para as empresas.
Agende uma Visita
O trabalho de aferição realizado pela Fetcemg é gratuito para todas as empresas associadas aos seus sindicatos filiados. Os interessados poderão entrar em contato com a coordenadora do Programa da Federação, Ana Isabella da Mata, em Belo Horizonte, pelo e-mail despoluir@fetcemg.org.br ou pelo telefone (31) 3490-0330.