Scroll Top

Diesel da Petrobras sobe 5% ao maior nível desde fevereiro; gasolina avança 6%

A Petrobras informou nesta quinta-feira que vai aumentar os preços médios do diesel em 5%, ao maior nível desde fevereiro, e os da gasolina em 6%, para patamar não visto desde janeiro, em momento de retomada no consumo e de firme alta do dólar frente ao real.

O reajuste do diesel nas refinarias da estatal a partir de sexta-feira é o sétimo aumento seguido no preço do combustível mais consumido do Brasil, cujo valor já havia avançado em 2% na semana passada e vem em trajetória de alta desde maio.

A gasolina, por sua vez, tem a segunda alta consecutiva, depois de uma redução promovida no final de julho –antes disso, porém, o combustível havia passado por nove reajustes para cima em sequência.

Segundo dados compilados pela Reuters, o preço médio do diesel nas refinarias da Petrobras passa a ser de 1,8203 real por litro, maior nível desde o final de fevereiro. Apesar de distante das mínimas vistas em abril e maio, quando o consumo foi fortemente impactado pelas medidas de isolamento social relacionadas à pandemia de coronavírus, o diesel ainda acumula queda de 22,3% no ano.

Já o valor médio da gasolina avança para 1,8246 real por litro, ainda de acordo com números da Petrobras compilados pela Reuters, atingindo o mais alto nível desde janeiro. O combustível, que nas mínimas do ano chegou a custar menos de 1 real por litro nas refinarias, acumula recuo de 4,8% em 2020.

Além do aumento do consumo que tem acompanhado a flexibilização das medidas de quarentena no país recentemente, o valor do definido pela Petrobras para os combustíveis também segue a paridade de importação, que é influenciada por fatores como o preço do petróleo no mercado internacional e as cotações do dólar.

Neste mês, a moeda norte-americana acumula ganho de mais de 7% frente ao real, tendo chegado a ultrapassar a marca de 5,65 reais nesta quinta-feira, em meio a preocupações com o cenário fiscal do Brasil e incertezas políticas.

Já o petróleo Brent tem operado em torno dos 45 dólares por barril e acumula ganho de cerca de 3,5% em agosto. Nas mínimas do ano, o valor de referência internacional da commodity chegou à casa de 16 dólares o barril.

“Quanto a esse aumento específico (dos combustíveis), ele é totalmente em linha com o que nós vimos, especialmente na semana passada, nesse platô de preços em que o Brent está… Esse movimento de hoje a gente entende como perfeitamente justificado”, disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos.

Ele acredita, porém, que a sinalização da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de que o avanço da demanda pela commodity está aquém do esperado, a despeito de dados que mostram uma melhora, “pode restringir a ocorrência ou o tamanho do choque de um possível movimento futuro” da Petrobras nos preços.

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos, no entanto, não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.

Os preços médios da gasolina e do diesel nos postos brasileiros subiram na semana passada, no 12° aumento semanal consecutivo, segundo dados da reguladora ANP, enquanto o etanol também avançou pela segunda semana seguida.

Fonte: Reuters*

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.