Scroll Top

Em ano de perdas na economia com a Covid-19, safra deve ser recorde em 2020

Diferente dos outros indicadores da economia que acumulam perdas em razão da pandemia de Covid 19, a safra nacional de grãos deve bater novo recorde e chegar a 247 milhões de toneladas em 2020, segundo a estimativa de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje (12) pelo IBGE. Isso corresponde a um aumento de 0,8% em relação à previsão de março e de 2,3% na comparação com a colheita de 2019, uma diferença de 5,5 milhões de toneladas.

De acordo com o analista Agropecuária do IBGE, Carlos Antônio Barradas, esse aumento na comparação anual deve-se, principalmente, ao crescimento da estimativa de 6,7% para a soja (mais 121 milhões de toneladas) e de 3,5% para o arroz (mais 10,6 milhões de toneladas).

“O clima beneficiou bastante a soja, com a exceção do Rio Grande do Sul. Além disso, como os preços da soja estão bons, os produtores ampliaram a área de plantio”, disse o pesquisador. “Por outro lado, o Rio Grande do Sul teve uma boa safra de arroz, o que elevou as estimativas de produção para este ano”.

Barradas destaca ainda decréscimo de 3,4% na safra do milho (97,1 milhões de toneladas). “Principalmente no milho de segunda safra (-5,4%). No ano passado, o clima ajudou muito, houve uma janela de plantio maior. Neste ano a janela de plantio foi mais restrita”, disse o pesquisador, acrescentando que soja, arroz e milho representam 92,6% da estimativa da produção e 87,4% da área a ser colhida.

Já na comparação com o mês de março, a variação de 0,8% da safra resulta do crescimento das estimativas de colheita do trigo (mais 1,4 milhão de toneladas) e da soja (mais 322 mil toneladas), principalmente. A cevada (mais 42,6 mil toneladas) e a aveia (mais 64,8 mil toneladas), que integram junto com o milho os grãos de inverno, também subiram no comparativo mensal.

“O aumento na cotação do dólar favoreceu o preço do trigo e, com isso, o produtor deve plantar uma área maior”, disse Barradas. “O mesmo aconteceu com a soja. A medida que foi colhendo o grão, o produtor se deparou com um rendimento um pouco melhor, o que resultou em alta de 0,3% na estimativa de colheita”.

Mato Grosso estima colher quase 35 milhões de toneladas de soja em 2020

Em 2020, o Mato Grosso deve seguir como maior produtor nacional de soja. O estado deve responder por 28,7% do volume do grão a ser produzido no país, um volume estimado de 34,7 milhões de toneladas.

Já Paraná, segundo maior produtor de soja, com o fechamento da colheita da primeira safra, revisou o rendimento médio da cultura, registrando decréscimo de 0,3%, o que impactou na redução de 61,2 mil toneladas de grãos, na comparação com a produção levantada no mês de março. Ainda assim, a produção deve alcançar 20,7 milhões de toneladas este ano, novo recorde para o estado. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Fonte: IBGE

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.