Scroll Top

Emergência Ambiental no Transporte de Resíduos Perigosos foi tema do Café com Palestra

Especialistas do Setcemg e da Fetcemg explicaram detalhes importantes da Lei nº 22.805/2017 e Decreto nº 47629/2019, que regulam o transporte de produtos e resíduos perigosos no estado.

Os transportadores, contratantes ou expedidores de produtos e resíduos perigosos terão prazo até o dia 28 de setembro para se adequarem ao decreto estadual 47.629/2019, que regulamenta a Lei nº 22.805, de 29 de dezembro de 2017, que estabelece medidas relativas a acidentes no transporte de produtos ou resíduos perigosos no estado. Pensando na capacitação dos seus associados, o Setcemg realizou nesta sexta-feira, 10, mais uma edição do Café com Palestra para explicar os pormenores da nova legislação.

O assessor juridicoambiental do Setcemg, o advogado Walter Cerqueira, juntamente com advogada Juliana Soares, foram os responsáveis por ministrar o tema “Emergência Ambiental no Transporte de Produtos de Resíduos Perigosos” ao público presente.

Durante o evento, os profissionais chamaram atenção para tópicos da nova legislação que poderiam levar os transportadores a serem multados por simples desconhecimento da normativa, como por exemplo: em caso de acidente com produtos perigosos e resíduos sólidos, o artigo 6 da norma estabelece que a empresa deve iniciar as primeiras ações em até duas horas do acidente. Isso significa que ela deve fazer a comunicação imediata aos órgãos competentes; iniciar o deslocamento efetivo da equipe de pronto atendimento, entre outras medidas. “Conversar é diferente de comunicar oficialmente. Ocorre muito no primeiro acidente de uma transportadora ou, até mesmo, quando a empresa sabe que o motorista está em estado grave e, assim, começam a acionar a equipe de emergência, mas neste processo, não fazem a comunicação oficial”, afirmou Walter Cerqueira.

De acordo com a lei, é infração gravíssima deixar de comunicar o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), órgão ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais; ou à Polícia Militar; ou o Corpo de Bombeiros. As multas variam conforme o horário de atraso. “Ligar, mandar e-mail, o importante é que seja uma comunicação oficial”, enfatizou.

Outro alerta dos palestrantes é em relação aos cuidados que devem ter ao contratar uma empresa de atendimento emergencial. Conforme pontuou Cerqueira, é preciso avaliar se a empresa possui bases e capilaridades no estado de modo que ela consiga cumprir os prazos estipulados em lei e realizar o atendimento nas rotas mais comuns da transportadora contratante.

Outro ponto importante, é que o serviço de atendimento deve ter plantão permanente de 24h durante o período em que houver transporte de produtos e ou resíduos perigosos. Isso também é válido para o expedidor e contratante.

PÚBLICO AVALIA CAFÉ COM PALESTRA

Vanderlene Ferreira Nassif, representante da Diretoria de Prevenção e Emergência Ambiental da Semad, avalia como excelente esta edição do Café com Palestra. “Acho muito importante trazer o máximo de informação para o transportador sobre os pontos da nova legislação. Eu vim aqui hoje dar um suporte, porque trabalhamos juntos com o Setcemg e a Fetcemg na Comissão P2R2, somos parceiros interessados no mesmo tema”, afirmou.

Segundo observou, o evento cumpriu o papel importante ao abordar um dos pontos da nova legislação que mais geram dúvidas em todos. “É sobre o Plano de Ação de Emergência (PAE) do caminhão. Todo mundo pergunta, tanto a empresa de emergência, que quer tirar dúvidas com a gente, quanto o transportador, que não sabe exatamente o que deve constar no documento que vai ficar no caminhão”, observou.

Para Cláudia Brum, representante comercial e técnica da Ambipar Response, a organização vem acompanhando o tema desde a elaboração do Projeto de Lei. E, conforme disse, todas as palestras sobre assuntos relacionados a atendimento e emergência ela procura participar e interagir. “Tínhamos dúvidas sobre o Plano de Atendimento Emergencial (PAE) do caminhão, que é o PAE resumido. Como o decreto foi amplo, não tão específico neste tema, não tivemos um termo de referência. A empresa já tem um plano pré-formulado, mas queríamos tirar umas dúvidas e conseguimos”, afirmou, fazendo avaliação positiva sobre o evento.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.