Na quarta-feira (4), a assessoria jurídico-ambiental do Setcemg e da Fetcemg participou, em São Paulo, do lançamento do Manual de Aplicação de Boas Práticas para o Transporte de Carga, produzido com o objetivo de auxiliar, instruir e orientar as empresas na escolha e aplicação na implantação de medidas socioambientais, além de aprimorar a eficiência. O evento foi organizado pelo Programa de Logística Verde Brasil, que conta com o apoio das entidades.
O transporte de carga é uma atividade vital para o bom desempenho na coleta, transferência e distribuição de cargas e prestação de serviços que compõem as atividades básicas de ligação entre as unidades de produção e o consumidor final, e representa cerca de 8% das emissões de CO2 relacionadas ao uso de energia em todo o mundo.
Desta forma, é importante que as empresas de transporte de carga rodoviário pratiquem a logística consciente. “A consciência e responsabilidade ambiental será o grande diferencial entre as empresas em um futuro próximo. A preocupação das empresas embarcadoras com o meio ambiente demonstra que a logística verde será um fator considerado ao se contratar o serviço de transporte”, destaca a assessora jurídico-ambiental das entidades, Juliana Soares.
O Setcemg e a Fetcemg apoiaram a iniciativa e têm suas logomarcas inseridas na publicação “Manual de Aplicação de Boas Práticas para o Transporte de Carga”, que traz informações de práticas sustentáveis de vários embarcadores.