Scroll Top

Entidades podem adiar aumento da mistura de biodiesel

Há quase um ano, a proporção de biodiesel no diesel comercial aumentou de 8% para 10%. E até 2023, deverá atingir 15%, conforme decisão do conselho nacional de política energética. Mas um novo impasse envolvendo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, e entidades que representam o setor pode adiar o aumento da mistura.

A Anfavea enviou ao Ministério de Minas e Energia um relatório em que, de forma consensual, fabricantes não recomendam aumentar o teor de biodiesel no óleo diesel comercial para 15%. A Anfavea tinha até o dia 1º de março para entregar este relatório, feito a partir de testes com o biocombustivel em diferentes empresas. A Associação criticou o conceito usado para a realização dos ensaios, disse que a quantidade de itens a serem avaliados era grande e a disponibilidade de combustível limitada. Assim, sugeriu ao Ministério de Minas e Energia a divisão dos testes.

A Anfavea reconhece que alguns testes não apresentaram alterações, mas diz que a conclusão dos testes mostrou que, caso o governo decida aumentar o teor de biodiesel no óleo diesel comercial para 15%,os veículos poderão apresentar danos ambientais, aumento de custo operacional para o transportador e impactos para a segurança do veículo, principalmente para a frota em circulação que não está adaptada para o novo teor de biodiesel.

Contrárias a esta decisão, associações que representam o setor de biodiesel criticam a Anfavea. Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Abiove, e a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil, Aprobio, disseram que os estudos realizados até o momento com o B15 mostram que a maioria das fabricantes não registrou qualquer problema real no funcionamento dos veículos.

As entidades também afirmaram que, até 2023, ano para o aumento efetivo da mistura em 15%, há tempo suficiente para debater e fazer eventuais ajustes de modo a garantir a segurança do usuário. Disseram ainda que a decisão do Conselho Nacional de Política Energética está alinhada com a estratégia de diversos países do mundo e reforçam o sucesso operacional da mudança realizada até o momento. Segundo as entidades, o biodiesel vem garantindo segurança de fornecimento e menores custos aos consumidores de ciclo diesel, com redução de preços no longo prazo.

Fonte: Uol

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.