Scroll Top

Entrevista – Nicole Goulart

Confira entrevista exclusiva do Setcemg com a diretora-executiva do Sest Senat, Nicole Goulart.

Neste ano, o SEST SENAT completa 25 anos. Como você avalia a trajetória da instituição, sobretudo, nos últimos anos?

O SEST SENAT, hoje, é referência na prestação de serviços nas áreas de assistência à saúde e de qualificação profissional. Nestes 25 anos, a instituição cresceu, aprimorou os seus atendimentos e tem contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento do setor de transporte brasileiro, seja por meio da ampliação da capacitação profissional, seja pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor. Os serviços do SEST SENAT são 100% gratuitos para os trabalhadores do transporte e seus dependentes.

Desde 1993, o SEST SENAT já realizou mais de 118 milhões de atendimentos em especialidades como fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia e também por meio da oferta de 433 cursos presenciais e mais de 200 cursos a distância.

Em comemoração aos 25 anos, iniciamos neste ano uma nova etapa do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes. A iniciativa prevê a realização de ações de caráter preventivo e socioeducativo, de marketing social e de qualidade de vida, por meio de serviços oferecidos gratuitamente aos trabalhadores do setor em todo o país.

Os profissionais do SEST SENAT estão levando até esses profissionais orientação sobre práticas e hábitos que tornam o trânsito mais seguro, além de informações sobre os serviços oferecidos nas Unidades Operacionais em funcionamento. A meta é atender 1 milhão de trabalhadores ao longo de um ano. Os técnicos do SEST SENAT levarão as informações até os locais de maior concentração desses profissionais, como postos de combustíveis, aeroportos, terminais rodoviários de passageiros e de cargas e pontos de táxis. Para a execução do programa foram adquiridas 55 vans adaptadas com TV, cadeiras, mesas e sistema de geolocalização. Cada veículo terá uma equipe especializada para passar as orientações sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

Além das atividades preventivas e socioeducativas que serão realizadas com as vans, o Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes engloba outras ações, como os projetos Transportando Saúde nas Cidades e Saúde nos Portos. As duas iniciativas disponibilizam atendimentos gratuitos de saúde para os trabalhadores do transporte em seus locais de trabalho.

Percebemos um investimento pesado da instituição em tecnologia e inovação neste ano, com iniciativas como o Conecta e o Emprega Transporte. O que mais o SEST SENAT está fazendo de diferente para o transporte neste ano?

Estamos vivendo uma revolução tecnológica sem precedentes, com mudanças em ritmo acelerado. Não só as máquinas estão evoluindo em escala exponencial, mas também as formas de organização das empresas e da sociedade. Tudo isso querer das empresas uma grande flexibilidade, constante atualização e agilidade para inovar e incorporar os avanços oferecidos pelas tecnologias digitais.

O SEST SENAT, junto com a CNT e com o ITL, está empenhado em trazer essa nova realidade para o cotidiano dos trabalhadores do transporte no Brasil.

Hoje temos parcerias com importantes instituições globais de conhecimento e inovação. A Singularity (HSM) é uma delas, assim como a universidade de Stanford, a Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU) – a maior universidade do mundo especializada em aviação e a renomada Deutsche Bahn, líder mundial em educação na área de mobilidade de passageiros e logística.

Não posso deixar de citar a Fundação Dom Cabral, instituição brasileira mundialmente reconhecida, que já nos ajudou a capacitar mais de mil executivos de empresas do transporte em gestão de negócios, além dos gestores operacionais e dos coordenadores do SEST SENAT.

Parcerias desse tipo estão nos ajudando a formar novos quadros para o setor transportador ao mesmo tempo em que contribuem para encontrarmos soluções imediatas para o desenvolvimento do transporte no Brasil.

Temos também o “Emprega Transporte”, uma ferramenta desenvolvida pelo SEST SENAT que tem o objetivo de facilitar a integração entre empresas do setor de transporte e profissionais qualificados.

O Emprega Transporte é uma plataforma online (empregatransporte.sestsenat.org.br) na qual os profissionais cadastram seus currículos, e as empresas podem buscar aqueles que tenham o perfil adequado aos postos de trabalho. Além disso, as empresas podem divulgar as vagas disponíveis e, assim, os trabalhadores ficam sabendo e podem se candidatar para as oportunidades que estão abertas.

As empresas devem fazer um cadastro para registrarem as vagas abertas e buscarem profissionais com o perfil mais adequado. Já os candidatos devem cadastrar seus currículos no Emprega Transporte. Assim, podem saber sobre as oportunidades registradas no sistema e se candidatarem a elas.

Atentos às inovações do mercado, o SEST SENAT também tem voltado seus esforços para a qualificação de profissionais na área de eficiência energética. Em 2017, a instituição deu início ao Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética, promovido em parceria com a CNT e o ITL. A iniciativa é fruto do acordo internacional de cooperação técnica firmado no ano passado com o NRCan (Natural Resources Canada – Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e o ICCT (International Council on Clean Transportation – Conselho Internacional de Transporte Limpo).

O programa prevê a formação nas áreas de condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é treinar 55 mil profissionais, entre motoristas de caminhão, motoristas de ônibus, gestores de frotas e transportadores autônomos, até 2020.

O Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética oferece os cursos Motoristas de Transporte de Cargas – SmartDriver, Motoristas de Transporte de Passageiros – SmartDriver, ambos presenciais e com carga horária de 12 horas, e o curso a distância Gestão de Combustível – Fuel Management, com 8 horas. Além disso, o SEST SENAT trabalha na finalização de um aplicativo para smartphones voltado aos alunos. A ideia é que os motoristas consigam acompanhar o desempenho dos veículos eletronicamente e obtenham dados, como o consumo de combustível e o gasto mensal de diesel. Para auxiliar os profissionais no manuseio desse aplicativo, a instituição também oferece um curso de inclusão digital, com 4 horas de duração.

O Conecta – programa de aceleração de startups é uma iniciativa da CNT. Tivemos mais de 400 inscrições de empresas que já desenvolvem projetos inovadores para o transporte. Dividido em três fases, o Programa tem o objetivo de apoiar e impulsionar propostas inovadoras para o setor de transporte e logística do Brasil, bem como seu entorno. O Conecta já está na segunda fase e 25 empresas estão passando por treinamentos em 8 encontros que estão sendo realizados em Belo Horizonte, na sede da Fundação Dom Cabral. Dessa etapa, sairão as 5 selecionadas para a fase internacional do Programa, que terá capacitação no Vale do Silício.

São projetos desse tipo que fazem parte desta fase de modernização e fortalecimento do ecossistema de transporte brasileiro em busca de soluções para que o transporte possa oferecer ao Brasil e aos brasileiros as melhores alternativas em mobilidade de passageiros e de cargas.

Quais os planos da instituição para o futuro? O que teremos de novidades tanto na estrutura quanto em serviços?

Até o final de 2019 serão inauguradas mais 49 Unidades Operacionais. A rede de atendimento do SEST SENAT contará com 206 Unidades operando em todo o país. Todas modernas e equipadas com tecnologia de ponta.

Essa expansão abrirá muitas e novas oportunidades para os profissionais que já estão no mercado e para os jovens que querem ingressar no setor de transporte. Com a expansão, o SEST SENAT terá em operação 130 simuladores híbridos de direção para o treinamento de motoristas de ônibus e de caminhões, e 125 simuladores de empilhadeira. Isso é tecnologia de ponta a serviço da capacitação e do aperfeiçoamento de condutores de todos os tipos de veículos.

As oportunidades de desenvolvimento profissional também estão sendo ampliadas em cerca de 30%. Até o ano que vem, a oferta chegará a mais de 500 cursos presenciais e a cerca de 300 cursos a distância. Além disso, projetamos um crescimento de 15% na área de assistência à saúde o que significa 1,7 milhão de atendimentos por ano.

Nossa meta é contribuir cada vez mais para o crescimento e a valorização dos trabalhadores do transporte. É com mais qualidade e produtividade que vamos fazer o Brasil crescer.

Especificamente em Minas Gerais, o que podemos esperar? Alguma nova unidade, serviço, reformas?

Minas gerais possui, atualmente, 25 Unidades do SEST SENAT e, claro, que temos novidades para o estado. Dentro desse plano de expansão, até o fim de 2019 serão inauguradas mais 12 unidades em Minas Gerais, 7 serão em substituição as atuais Unidades e 5 serão em novas cidades. São os novos tipos de Unidades, as DN.

As unidades do tipo DN seguirão a mesma lógica dos serviços já oferecidos pelas outras: atender trabalhadores do setor e seus dependentes em ações de aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento e atualização da mão de obra, além de serviços de saúde, lazer e cultura.

No módulo de desenvolvimento profissional, serão realizados cursos de qualificação e aperfeiçoamento, além de campanhas e palestras voltadas à capacitação dos trabalhadores. As unidades também contarão com atividades para a promoção de novas formas de convivência social entre os profissionais. No módulo de promoção social, serão oferecidos serviços de assistência odontológica, fisioterápica, psicológica, nutricional e de prevenção e educação em saúde. As novas terão ainda áreas com múltiplas funções, com capacidade para até 300 lugares, com foco em atividades socioculturais, de desenvolvimento social e de sustentabilidade.

Nicole Goulart
NICOLE GOULART

Cargo Diretora-executiva do Sest Senat

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.