Scroll Top

ESG: VOCÊ SABE O QUE É CAPITALISMO DE STAKEHOLDERS?

campanha-esg

ESG é muito mais do que a tradução de sua sigla. Você que segue a campanha ESG do SETCEMG já sabe que a implementação de ações norteadas pelos critérios da ESG têm se tornado sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade para as empresas.

Há benefícios corporativos cada vez mais evidentes daqueles que implantam a cultura ESG em suas empresas. Segundo uma pesquisa feita em 2017 pela consultoria The Boston Consulting Group (BCG), empresas com desempenho superior em áreas ambientais, sociais e de governança (ESG) apresentam margens de valorização mais altas do que as que não se preocupam muito em incorporar questões ESG em seu negócio.

Pesquisa realizada pelo Global Network of Director Institutes (GNDI) mostrou que 85% dos quase 2 mil conselheiros consultados acreditam que, no longo prazo, haverá maior foco em questões ESG, de sustentabilidade e de geração de valor para as partes interessadas (os “stakeholders”).

A expressão “capitalismo de stakeholders”, também, já começa a ser utilizada, indicando a integração da geração de valor econômico com a preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Um modelo de negócio em que a empresa se preocupa em contribuir com o desenvolvimento de toda a sociedade e não apenas para seu resultado financeiro (lucro para os acionistas), que é o tradicional “capitalismo de shareholders”.

Já a consultoria McKinsey apontou em outra pesquisa que 83% dos líderes executivos e profissionais de investimento esperam que os programas ESG contribuam com o aumento de valor para os acionistas nos próximos cinco anos.

As questões ESG passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos de bancos, fundos de pensão, gestoras de investimentos, investidores internacionais e até os pequenos bolsos, o que coloca forte pressão sobre o setor empresarial.

O SETCEMG segue firme levando até você informações úteis para o seu negócio. Acompanhe nossa campanha ESG nas nossas redes sociais. Caso queira detalhes sobre o assunto, você que é nosso associado tem acesso a nossa assessoria ambiental, que está pronta para ajudá-lo:  meioambiente@setcemg.org.br

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.