Scroll Top

Fetcemg colhe sugestões para simplificação tributária

Federação representa o setor de transporte no Grupo de Trabalho de Obrigações Acessórias do governo estadual. Sugestões dos transportadores podem ser enviadas até o dia 16 de abril.

Desde fevereiro, a Fetcemg integra o Grupo de Trabalho de Obrigações Acessórias, criado pelo estado de Minas Gerais por meio do Decreto NE nº 181/2019.

O grupo de trabalho tem como finalidade promover estudos e sugerir medidas visando à simplificação das obrigações tributárias acessórias de competência do estado – aquelas que fazem parte do que chamamos de declarações, como livro fiscal, declaração de Sped, imposto de renda, entre outras, cujo pagamento é a obrigação principal.

O grupo é integrado por representantes das principais entidades representativas de classes empresariais (Federações do comércio, indústria, transporte – neste caso, a Fetcemg) e servidores da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), da Superintendência de Tributação (Sutri), e de outras sessões e subsecretarias do estado. O assessor jurídico do Setcemg e da Fetcemg Hudson Gomes, gerente do setor Tributário do escritório Paulo Teodoro – Advogados Associados, e é o representante do setor de transporte no grupo. “Devemos levar até o estado sugestões sobre o que seria mais benéfico, como a simplificação das obrigações acessórias, a eliminação de exigências de mesma natureza e a informatização das entregas, por exemplo”, destaca.

O grupo possui um cronograma e a Fetcemg está colhendo as sugestões do setor de transporte, comunicando seus Sindicatos filiados e mobilizando-os para que levantem as sugestões das suas associadas. O prazo para envio vai até o dia 16 de abril. No dia 24 de maio, o relatório final desse trabalho será enviado ao estado. Nesta sexta-feira (12), o Setcemg realizou uma reunião extraordinária do GT Tributário para pedir às associadas suas sugestões.

“O estado está disposto a ouvir o contribuinte e é a primeira vez que o estado atribui a relatoria de um projeto de lei de alguma alteração às entidades – e não partindo do estado para as entidades”, conta.

Envie suas sugestões

Quem quiser enviar alguma sugestão, pode fazer por e-mail para hudson@pauloteodoro.adv.br ou pelo telefone (31) 3490-0330.

“Tudo que for relativo ao estado, como ICMS, IPVA, taxas estaduais, podem ser objetos dessas sugestões e nós já estamos tratando com empresas. Queremos saber quais são as demandas do setor e precisamos ouvir nossas representadas para levar seus pleitos ao estado”, finaliza Hudson.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.