Scroll Top

Fetcemg e Setcemg participam de reunião de grupo de trabalho para criar plano de gestão do lixo na RMBH

Na última sexta-feira (14), a Fetcemg e o Setcemg, representados pela assessora juridicoambiental, Juliana Soares, e pelo consultor técnico, Luciano Medrado, participaram de reunião com o secretário de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Germano Vieira, que estabeleceu um grupo para discutir um plano metropolitano de resíduos sólidos e tratamento do lixo. O objetivo é propor que ações de desenvolvimento econômico, a partir do lixo, sejam implantadas. Estiveram presentes ainda representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e outros órgãos.

O encontro definiu a criação do grupo que vai contar, além da Semad, por meio da Suges, com a Agência RMBH, Sede, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon). A ideia é que o grupo inicie os trabalhos de elaboração do plano em reuniões periódicas. A comitiva deve ser oficializada no Diário Oficial em ato conjunto das secretarias.

Germano Vieira elogiou a iniciativa. “A gestão sustentável e eficiente dos resíduos é uma pauta prioritária na Semad e isso foi reforçado com a criação da Suges e a transferência, por exemplo, do programa de Coleta Seletiva à Semad. Aproveito a oportunidade para colocar a capacidade técnica da secretaria à disposição para que se chegue em um plano bem estruturado”, frisou o secretário.

Além dos representantes da Semad e Agência RMBH, participaram da reunião representantes da Fiemg, do Sinduscon, da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) e da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/MG).

Para Juliana Soares, assessora juridicoambiental da Fetcemg e do Setcemg, participar deste projeto é de grande importância para a entidade, que sempre dispensa grande esforço em ações em prol do meio ambiente. “A reunião foi importante para estabelecermos a necessidade de uma gestão moderna do lixo na região metropolitana e indicarmos a oportunidade de geração de emprego e negócios na referida gestão”, afirmou.

Foto: Simon Nascimento

Com informações da Ascom/Sisema

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.