Scroll Top

Fetcemg e Setcemg participam do Iº Encontro de Comunicadores da CNT

Com objetivo de criar uma rede interna de informação e de comunicação do Sistema do Transporte – CNT, SEST SENAT e ITL, a Confederação Nacional do Transporte realizou, na última quinta-feira (30), em sua sede em Brasília, o Iº Encontro de Comunicadores.

Participaram assessorias de comunicação e de imprensa de várias entidades que integram o Sistema do Transporte. Minas Gerais foi representada pela jornalista Helena Costa, responsável pelo Núcleo de Comunicação da Fetcemg e do Setcemg. “Foi um dia bastante produtivo, quando, além de conhecermos melhor o trabalho desenvolvido pela CNT, pudemos, juntos, contribuir para formulação de uma plataforma de compartilhamento de informações, imagens e campanhas para uma articulação nacional em torno da importância do transporte para o desenvolvimento do país e das pessoas”, avaliou.

O presidente da CNT, Vander Costa, falou sobre a importância de ouvir as bases para desenvolver uma comunicação que tenha velocidade, multiplicidade e transparência, que são objetivos da entidade.

Na programação, a palestra “O Novo Panorama da Mídia e os Desafios da Comunicação em 2019” ministrado por Helenise Brant, assessora de imprensa do Sistema CNT, e por Patrícia Marins, do Grupo In Press, especialista em comunicação institucional e construção reputacional.

Para Helenise, em momentos como os atuais, onde proliferam as fake news, instituindo pós verdades e criando uma situação pantanosa, as assessorias de imprensa e de comunicação tornam-se cada vez mais importantes. “Não dá para ser amador neste cenário”, diz, “é preciso buscar novas formas de comunicar que não estão ainda definidas, que precisam ser criadas”.

Completando e iluminando possíveis caminhos, Patrícia Marins, lembrou que comunicar ainda é contar boas histórias, buscando conexões, diálogo; é muito mais que informar. “Hoje, as pessoas querem comunicar e ter experiências. Querem ser ouvidas. Não querem saber de comunicação protocolar”. Em sua análise, Patrícia reafirmou a importância da curadoria e de um público interno bem informado, como contraponto ao turbilhão de informações, fakes, pós-verdade, etc.

Durante o encontro os diretores da CNT e Sest Senat fizeram um breve relato sobre suas áreas de atuação e os serviços oferecidos, colocando-se à disposição para mais informação, sempre que necessário.

Um primeiro design e funcionalidade da plataforma criada por técnicos de informática e jornalistas da CNT foram apresentados durante o encontro e as sugestões feitas serão incorporadas no projeto final.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.