Fetcemg participa de reunião da P2R2

Nesta segunda-feira (06), a Fetcemg participou da 63ª reunião da Comissão Estadual de Prevenção e Resposta Rápida a Emergências Ambientais, que, em tempos de pandemia, é realizada virtualmente. A Federação é uma das entidades integrantes da comissão.

Dentre os temas debatidos está o convênio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a gestão de área de risco, uma proposta da comissão para realização do mapeamento de locais mais sensíveis a acidentes, corredores ecológicos, mananciais, entre outros, visando a melhoria dos traçados da rodovia, instalação de pontos de apoio de atendimento à emergência em caso de acidentes envolvendo emergências ambientais.

Outro ponto debatido foi a contratação de empresas de atendimento à emergência ambiental, prevista na legislação ambiental de Minas Gerais. Lembrou-se que é preciso observar junto à FEAM se a empresa contratada é especializada para atender uma emergência de acordo coma a classe do produto transportado. “Caso a transportadora contrate uma empresa que não é especializada para o atendimento à emergência ambiental, de acordo com o seu produto transportado, os órgãos ambientais não permitirão o atendimento e aplicará todas as penalidades prevista na legislação “, explicou Juliana Soares, assessora juridicoambiental da Fetcemg.

Durante o encontro, foi reiterado pela Fetcemg a importância do apoio dos órgãos que integram o P2R2 para o tratamento de acidente que decorrem de problemas na pista, como por exemplo o desnível da pista no km 726 da BR-381, na cidade de Carmo da Cachoeira/MG, o que justifica um pedido de melhoria na via.

A comissão volta a se reunir no próximo mês, em data a ser confirmada.

Posts Relacionados

Deixar um comentário