FETCEMG REPRESENTA O SETOR DE TRANSPORTE NA 72ª REUNIÃO DA CE P2R2-MG

A FETCEMG representou o setor de transporte de cargas na 72ª Reunião da Comissão Especial de Preparação Prevenção e Resposta Rápida à Emergência Ambiental (CE P2R2-MG), realizada de forma on-line na última segunda-feira (14). A assessora juridicoambiental, Juliana Soares, que também integra a assessoria de Meio Ambiente do Setcemg, representou a entidade no encontro.

Demonstrando o protagonismo que o transporte exerce na Comissão, foram discutidos temas que impactam diretamente no setor.

A pedido da FETCEMG, foi realizada a votação sobre a criação do Comitê de Investigação dos Acidentes Ambientais. A criação foi aprovada e condicionou o início dos trabalhos à finalização do Comitê do Termo de Referência do PAE.

Outro ponto de destaque foi o parecer da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) informando que não há permissão legal para que, quando da emergência ambiental, os trabalhos de remoção dos resíduos perigosos sejam realizados por “chapas”. De acordo com a SRTE, os trabalhadores envolvidos no atendimento à emergência ambiental deverão ter treinamento específico para o manuseio de produtos e resíduos perigosos e serem contratados pelas empresas de atendimento à emergência ambiental. Além de serem submetidos aos controles de Saúde Ocupacional da empresa de atendimento à emergência ambiental.

Por fim, a comissão decidiu pela formação de um comitê para a realização do Seminário Anual promovido pelo P2R2, sendo que a FETCEMG irá compor o mesmo. Na oportunidade foram escolhidos alguns temas que serão objeto do Seminário.

SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FETCEMG NO P2R2

A assessoria juridicoambiental da FETCEMG representa a entidade institucionalmente em órgãos públicos federais, estaduais e municipais. E um dos grandes exemplos de representação ocorre na atuação na CE P2R2 Minas.

A comissão tem por finalidade deliberar sobre diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas padrões, além de outras medidas de caráter operacional de prevenção, preparação e resposta rápida a acidentes ambientais com produtos perigosos, de forma integrada, visando à otimização dos recursos humanos, materiais e financeiros.

Quer saber mais sobre a assessoria juridicoambiental da FETCEMG? Entre em contato pelo e-mail meioambiente@fetcemg.org.br ou pelo telefone (31) 3490-0330.
Quer saber mais sobre a assessoria juridicoambiental do Setcemg?

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.