Scroll Top

FIQUE ATENTO ÀS OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS

O Setcemg alerta os transportadores que, mesmo em meio à pandemia, é preciso se atentar para as licenças de funcionamento da sua empresa. Vários órgãos suspenderam o seu funcionamento presencial, no entanto, alguns prazos que podem ser cumpridos on-line continuam mantidos.

Sendo assim, é preciso se atentar para os prazos e obrigações que continuam valendo para não sofrer as penalidades pelo não cumprimento.

RELATÓRIO ANUAL de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – rapp

A Instrução Normativa nº 12, de 25 de março de 2020, prorroga para a data de 29 de junho de 2020, o prazo regular para a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – RAPP, regulamentado pela Instrução Normativa do Ibama nº 6, de 24 de março de 2014. Importante destacar que a prorrogação se refere exclusivamente ao RAPP do ano 2020 (ano-base 2019).

PAGAMENTO DAS TAXAS DO IBAMA

Pagamento da 1ª parcela de 2020 da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, conforme a Lei Federal nº 10.165/2000 e a Portaria Interministerial MF/MMA nº 812/2015 continuam valendo. O boleto deve ser emitido por meio do site do IBAMA.

MTR – MG

Preenchimento do Sistema MTR – Manifesto do Transporte de Resíduos para resíduos gerados ou destinados em Minas Gerais continuam sendo obrigatórios, uma vez que o documento é gerado em plataforma on line.

CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS – SISTEMA SIMPROQUIM

Através da Divisão de Controle e Fiscalização de Produtos Químicos (DCPQ) a Polícia Federal realiza o controle e a fiscalização da fabricação, produção, armazenamento, transformação, embalagem, compra, venda, comercialização, aquisição, posse, doação, empréstimo, permuta, remessa, transporte, distribuição, importação, exportação, reexportação, cessão, reaproveitamento, reciclagem, transferência e utilização de produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de drogas ilícitas, cumprindo a Lei 10.357/2001 (e regulamentações).

Não houve suspensão do sistema Simproquim e as empresas devem continuar informando o mapa de consumo de produtos químicos controlados. 

SEMAD, IEF, FEAM E IGAM DEFINEM SERVIÇOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS

Em razão da situação de emergência em saúde pública decorrente do coronavírus – COVID-19, a SEMAD, o IEF, a FEAM e o IGAM estabeleceram os serviços considerados como essenciais, e que, portanto, não estão suspensos, no entanto poderão ser realizados através do teletrabalho, sendo regulamentados através das seguintes normas: Resolução SEMAD nº 2.947, Portaria IEF nº 38, Portaria FEAM nº 661 e Portaria IGAM nº 15. As referidas normativas foram publicadas no Diário Oficial do Estado na data de 17 de março de 2020.

Os serviços considerados essenciais e que merecem destaque são:

1) Resolução SEMAD nº 2.947, de 17 de março de 2020.

  1. a continuidade das rotinas referentes às consultas jurídicas, processos administrativos e judiciais em que haja necessidade de manifestação da Assessoria Jurídica, para garantia da legalidade e segurança do processo;
  2. o atendimento às denúncias sobre mortandade de peixes, fauna doméstica e silvestre e quaisquer tipos de poluição e fiscalizações consideradas essenciais;
  3. c) as rotinas nos processos de licenciamento ambiental;
  4. d) a tramitação dos processos administrativos de autos de infração com risco de prescrição ou decadência;

2) Portaria IEF nº 38, de 17 de março de 2020.

  1. as atividades relativas ao transporte, armazenamento e uso de produtos e subprodutos florestais de espécies nativas e do carvão vegetal de espécies exóticas;
  2. as atividades necessárias à análise e decisão dos requerimentos de autorização para queima controlada, para manejo de fauna silvestre e intervenção ambiental dos empreendimentos não passíveis de licenciamento ambiental e dos passíveis de licenciamento ambiental simplificado, de atividades relacionadas ao cadastro de plantio, à declaração de colheita, ao transporte e ao consumo de florestas de produção, dentre outros.

3) Portaria FEAM nº 661, de 17 de março de 2020.

  1. o atendimento a emergências e acidentes ambientais;
  2. as ações de gestão de resíduos sólidos, relacionadas ao atendimento e suporte ao Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos e das declarações de destinação de resíduos de serviço de saúde;

4) Portaria IGAM nº 15, de 17 de março de 2020.

  1. a) a outorga do direito de uso dos recursos hídricos de domínio do Estado;
  2. b)  a fiscalização das barragens de acumulação destinadas à reservação de água, no que tange à segurança dessas estruturas, dentre outros.
PRAZOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

DECRETO ESTADUAL MG 47.890, DE 19 DE MARÇO DE 2020.

Dispõe sobre a prorrogação da vigência de convênios, parcerias e instrumentos congêneres e sobre a suspensão de prazos de processos administrativos no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo, em razão da SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Estado.

Suspende os prazos de processos administrativos, de qualquer espécie ou natureza. Exemplos:

  • Contagem dos prazos referentes aos atos processuais praticados no licenciamento ambiental, autorização de intervenção ambiental e outorga de direito de uso de recursos hídricos, tais como:
    a) pendências documentais para formalização no Sistema de Licenciamento Ambiental – SLA;
    b) informações complementares;
    c) protocolo de cumprimento de condicionantes;
    d) comunicação de encerramento de atividade ou de empreendimento, bem como de paralisação temporária.
  • Contagem de prazos para a formalização de processo de renovação de licença de instalação ou operação;
  • De pedido de prorrogação de licença de operação, conforme Deliberação Normativa nº 233/2019;
  • De contagem dos prazos de conclusão dos processos administrativos de licenciamento ambiental;
  • Contagem de todos os prazos para cumprimento de obrigações estabelecido nos Termos de Ajustamento de Condutas (TAC) que foram celebrados pelos órgãos do Sisema;
  • Contagem dos prazos nos processos administrativos decorrentes do exercício de poder polícia, com ressalvas aos de natureza emergencial e poluição;

PORTARIA Nº 226, DE 21 DE MARÇO DE 2020

O ICMBio suspendeu os prazos processuais por tempo indeterminado, a contar de 23 de março de 2020, nos feitos físicos e eletrônicos em trâmite no âmbito desta Autarquia enquanto as medidas excepcionais estiverem em vigor.

PORTARIA Nº 826, DE 21 DE MARÇO DE 2020

O IBAMA suspendeu os prazos processuais por tempo indeterminado, a contar de 23 de março de 2020, nos feitos físicos e eletrônicos em trâmite no âmbito desta Autarquia enquanto as medidas excepcionais estiverem em vigor.

PORTARIA INMETRO Nº 107, DE 26 DE MARÇO DE 2020

Fica determinada, extraordinariamente, a extensão do prazo de validade do Certificado de Inspeção Veicular (CIV), do Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), do Certificado para o Transporte de Produtos Perigosos (CTPP), do Certificado de Capacitação Técnica (CCT), do Selo Gás Natural Veicular, do Relatório Técnico de Requalificação dos Cilindros para Gás Natural Veicular e da Etiqueta de Garantia Autoadesiva dos Extintores de Incêndio manutenidos pelo período de 30 (trinta) dias.
Quando o prazo começa a contar?

Para os certificados, Relatório, Etiqueta e Selo Gás Natural Veicular com prazos já vencidos, os 30 (trinta) dias de postergação contam a partir da data de publicação desta Portaria.
Para os certificados, Relatório, Etiqueta e Selo Gás Natural Veicular cujos prazos vencerem após a publicação desta Portaria, os 30 (trinta) dias de postergação contam a partir da data de seus vencimentos.

ASSESSORIA JURÍDICOAMBIENTAL DO SETCEMG

Os assessores de Meio Ambiente do SETCEMG, Juliana de Oliveira Soares e Walter Rocha de Cerqueira, estão à disposição para apoiá-los no caso de dúvidas de quais obrigações ambientais deverão ser cumpridas neste período. Entre em contato pelo e-mail meioambiente@setcemg.org.br e envie sua dúvida.

Se sua empresa não é associada ao Setcemg, envie um e-mail para comercial@setcemg.org.br e conheça os benefícios de fazer parte deste time.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.