Scroll Top

GOVERNOS ESTADUAIS FIXAM ALÍQUOTA ÚNICA DE ICMS SOBRE DIESEL

bomba-combustivel

O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), definiu nesta quinta-feira, 24 de março, a alíquota do Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel. Foi fixado o teto de R$ 1,006 por litro para variedade S10, a mais consumida no país. A decisão foi aprovada por unanimidade pelos secretários estaduais de Fazendo dos 26 estados e o Distrito Federal.

O valor estabelecido pelos secretários, R$ 1,006 por litro, é maior do que o cobrado pela maior parte dos estados atualmente e funcionará como um teto. Sendo assim, cada ente federativo poderá aplicar um desconto sobre o valor, para manter o que é cobrado atualmente. Somente o estado do Acre não aplicará esse desconto.

Até agora, o ICMS sobre os combustíveis era calculado como um percentual do preço na bomba, mas a Lei Complementar 192/2022, sancionada no dia 11 pelo presidente Jair Bolsonaro, mudou a forma de cobrança e estabeleceu um valor fixo por litro.

Os estados já definiram a alíquota única sobre o diesel para evitar possíveis impactos na arrecadação. No caso específico deste combustível, a lei previa que, enquanto os estados não definissem alíquotas uniformes do ICMS para o diesel, a base de cálculo para a cobrança do imposto em cima desse combustível seria, até 31 de dezembro deste ano, a média do preço cobrado ao consumidor nos últimos cinco anos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.