Scroll Top

GT Segurança apresenta resultados de 2019

Sabemos que eliminar o roubo de cargas é uma utopia. Mas entendemos que diminuir esse tipo de crime é um trabalho difícil e que deve ser feito em conjunto com as transportadoras, órgãos de segurança e gerenciadoras de risco.

Essa é a premissa do Grupo Técnico de Segurança Logística do Setcemg, que nesta quarta-feira (27), reuniu-se no sindicato para apresentar um balanço das ações realizadas em 2019. O evento, que contou com a presença de representantes das transportadoras, diretoria do Setcemg e órgãos de segurança (Polícias Federal, Civil, Miliar, Guarda Civil), encerrou as atividades deste ano.

De acordo com o Coronel Eduardo Felisberto Alves, comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (2ª RPM/MG), o local que possui maior incidência de roubo a cargas na Região Metropolitana de Belo Horizonte ainda é Contagem, com 48% do total de roubos registrados, mas com queda no número em relação a 2016, quando esse tipo de crime passou a ser registrado pelo departamento. “Em 2016 foram 74 roubos registrados. Neste ano, 28”, afirmou.

A diminuição também foi apontada pelos dados da delegacia especializada no combate ao roubo de cargas, que atualmente integra o Departamento de Crimes contra o Patrimônio – DEPATRI. Segundo o delegado Rafael Azevedo, em 2017 foram registrados 414 roubos em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Em 2019, o número diminuiu para 204.

Um ponto destacado pelo delegado para a diminuição é a importância da comunicação rápida, que tem contribuído para a elucidação dos casos e recuperação de cargas. “O que percebo é que a troca de informações entre as polícias e empresas nos grupos tem ajudado bastante no combate ao roubo de cargas, pois com informação de qualidade fica mais fácil elaborar o nosso plano de ação e sermos mais efetivos”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil – Chefe do DEPATRI, Márcio Nabak, esteve na reunião e destacou a importância da parceria entre os integrantes do grupo e das polícias, trazendo uma grande troca de informação e, consequentemente, ações mais efetivas de combate ao crime.

O grupo volta a se reunir em 2020, com data a ser divulgada.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.