Na quinta-feira (18) o Setcemg recebeu representantes do transporte rodoviário de cargas, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil, por meio da delegacia especializada no combate ao roubo de cargas, para mais uma reunião do Grupo Técnico de Trabalho Segurança Logística para discutir o cenário do roubo de cargas ao longo de 2018 e perspectivas para os últimos meses do ano.
Um produto que teve um aumento no número de casos de roubo de cargas em Minas Gerais e foi destaque durante a reunião foi o combustível. “Notamos que houve um crescimento no número de roubos de combustíveis, que geralmente acontecem nos postos ou próximos deles”, explicou o assessor de segurança patrimonial da Fetcemg e coordenador do GT, Ivanildo dos Santos.
Mas a grande preocupação em comum é o aumento desse tipo de crime nesta época do ano, devido às datas comemorativas de final de ano e ao aumento no número de compras no período. “Todo final de ano, a partir da segunda quinzena de outubro, percebe-se um crescimento nos roubos de carga, motivado pelo aumento do volume de compras de Natal. Por isso estamos preocupados com os riscos para o transportador”, afirmou Santos.
Segundo a PRF, o aumento de ocorrências no final do ano já está sendo estudado pela corporação, o que aumenta o policiamento, deslocando mais políciais para as ruas com o intuito de coibir o roubo de cargas.
Outro ponto debatido no encontro e que tem recorrência na pauta é a troca de informação de qualidade de maneira rápida. Através dela, muitas vezes, é que a polícia chega rapidamente até a carga e minimiza os prejuízos, ou mesmo consegue chegar até os criminosos e efetuar a prisão.
O grupo volta a se reunir em novembro.