Scroll Top

ITL PROMOVE O PRIMEIRO ENCONTRO DA REDE ALUMNI

rede-alumni-set

A educação transforma o transporte, e uma rede de conhecimento que troque experiências pode levar ainda mais aprimoramento ao setor, especialmente no mundo atual, com a velocidade das transformações. A partir dessa premissa, foi realizada, nessa quarta-feira (29), na sede da CNT, em Brasília (DF), o primeiro encontro da Rede Alumni, novo projeto do ITL (Instituto de Transporte e Logística). O encontro reuniu representantes dos diversos modais do setor e suas lideranças, dentre elas o presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, e o diretor do SETCEMG, Antônio Lodi. O objetivo da iniciativa  foi promover a troca de experiências e o aprimoramento das qualificações executivas oferecidas aos gestores e executivos do setor de transporte.

Integram a Rede Alumni alunos atuais e ex-alunos do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT, ambas entidades do Sistema CNT. Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, afirmou que a Rede Alumni representa uma oportunidade única para os seus participantes. “Queremos manter conectados aqueles que nunca deixaram de fazer parte da nossa comunidade acadêmica, garantindo uma colaboração contínua de egressos.”

Em sua fala, Vander Costa disse que o ITL – que está completando dez anos de existência – conta, hoje, com cinco especializações, três certificações internacionais e dois cursos executivos. “Todos esses produtos são oferecidos gratuitamente ao alto escalão das empresas de transporte associadas ao Sistema CNT. ” Nesse sentido, o presidente do Sistema CNT explica que, para planejar o futuro e superar os desafios atuais, é preciso ter profissionais capacitados. “E o ITL vem cumprindo o seu papel de formar novas lideranças para o setor, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas.”

Segundo o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, a Rede Alumni é um projeto que já estava sendo gestado há muito tempo e que, devido à pandemia, teve de ser adiado. “Hoje, temos reunidos representantes de todos os modais, de mais e 120 empresas. Nosso objetivo é alavancar a rede. Por isso, considero que o trabalho do Sistema CNT é transformador e vem contribuindo com o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, da economia do país.”

Já a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, destacou que o momento é para que todos possam se inspirar e se conectar. “Os gestores são o futuro do setor. E são eles que constroem um novo setor ainda mais forte e inovador”, afirmou.

Debates

Ao longo do dia, os integrantes da rede tiveram um cardápio variado de opções ligadas a inovações e conjunturas do transporte. A primeira atração foi uma palestra com Bibop Gresta, founder & CEO da Hyperloop Itália. O especialista falou, entre outros temas, sobre os desafios e caminhos para o futuro da mobilidade. “Para prevermos o futuro, é preciso olhar para o passado e ver para onde o futuro irá chegar”, disse. Gresta ainda frisou que é preciso pensar de forma diferente. “Estamos anestesiados. Temos que mudar e trazer novas soluções”, concluiu.

O encontro trouxe John Watret, worldwide chancellor da Embry-Riddle, que destacou o sucesso da parceria com o Sistema CNT na oferta da Certificação Internacional Aviation Management, e como ela vem modificando e evoluindo o setor aéreo brasileiro. “Nossos alunos são a chave do conhecimento. Queremos que eles sejam os promotores dos próximos alunos. Nossa parceria com o Sistema CNT é o nosso maior projeto em termos de aviação. Temos resultados sólidos com os profissionais da aviação que hoje ensinam. Temos orgulho de educarmos para o futuro da aviação.”

Na sequência, o evento reuniu John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Irani Bertolini, presidente da Transportes Bertolini, Gustavo Nader Rodrigues, presidente do Grupo JCA, e Rute Melo Araújo, diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI Logística, para falar sobre os desafios e as mudanças que o setor de transporte vem passando em seus modais, e como a educação pode ser a mola propulsora para o seu futuro.

Homenagens

Durante o encontro, o ex-presidente do Sistema CNT e idealizador do ITL, Clésio Andrade, foi homenageado com uma placa. Em sua fala, Clésio Andrade, falou dos sonhos de quando ainda era adolescente e de como eles podem ser realizados.

“Quando, em 1993, assumi a CNT, começamos a pensar em um caminho institucional, com o fortalecimento do setor e os debates nacionais. Faltava, porém, algo para o trabalhador e fizemos o SEST SENAT. Mas também tínhamos a necessidade da formação dos executivos das empresas. Era melhor construirmos um instituto para qualificarmos nossos profissionais. Hoje, temos números robustos e temos a certeza de que iremos crescer ainda mais. Com excelência, em todos os modais”, declarou Clésio Andrade.

O presidente do Sistema CNT, Vander Costa, também foi agraciado com uma placa pelo trabalho à frente do ITL nos últimos quatro anos. “Ver o ITL formando pessoas é motivo de orgulho. A ideia do ex-presidente Clésio Andrade era qualificar os gestores com o que existe de melhor ao redor do mundo em termos de educação. O meu objetivo é ir além desse legado deixado, para termos, cada vez mais, gestores qualificados e empresas mais sólidas. E isso é uma honra.”

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.