Com grandes expectativas, não apenas pelo volume de investimentos, mas pela importância dos trechos a serem licitados, o governo de Minas Gerais realiza, nesta semana, a Infra Uai.
A princípio, 3 leilões de lotes que somam mais de R$ 10 bilhões em investimentos seriam realizados, no entanto, o Lote Sul de Minas, previsto para esta sexta-feira (12) foi suspenso por liminar judicial.
Na segunda-feira (8/08), o consórcio Infraestrutura MG, formado pelas empresas Equipav e Perfin, saiu como vencedor do leilão do Lote Triângulo com oferta de desconto sobre a tarifa de pedágio de 0,1%. Prevista para ocorrer na B3, a sessão pública não foi realizada pela Bolsa devido a uma decisão da Justiça Federal atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que sustou a realização do certame, em virtude da não duplicação completa da BR-365. Sob a justificativa de não ter sido notificado, o governo mineiro prosseguiu com a agenda e espera assinar o contrato com o vencedor em um mês e meio.
O bloco do Triângulo Mineiro reúne 627,4 quilômetros de estradas, com previsão de R$ 3,17 bilhões de investimentos, além de R$ 2,8 bilhões de custos operacionais. Para além da proposta, o vencedor terá que fazer um pagamento de R$ 446,68 milhões ao Fundo Estadual de Desenvolvimento de Transportes.
Expectativa é grande para o Rodoanel Metropolitano
Nesta sexta-feira (12/08), está prevista a realização do leilão da PPP do Rodoanel de Belo Horizonte. Dois consórcios formados por empresas estrangeiras, um chinês e outro italiano, apresentaram propostas na quarta-feira (10).
No entanto, o leilão do Rodoanel enfrenta questionamentos, principalmente de municípios cortados pelo empreendimento. Nesta quinta-feira (11/8) o Tribunal de Contas do Estado (TCE) indeferiu medida cautelar solicitada pela Prefeitura de Contagem para interromper o leilão.
O Rodoanel Metropolitano tem investimentos estimados em mais de R$ 5 bilhões, dos quais R$ 3,07 bilhões serão provenientes do acordo entre o governo mineiro e a Vale para reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (RMBH), ocorrido em 2019. O projeto promete dar vazão ao trânsito do Anel Rodoviário e prevê a construção de 100 quilômetros e quatro alças. Primeiro serão construídas a Oeste e a Norte e depois as Sudoeste e Sul, que serão concluídas em 2031.
Com informações do Diário do Comércio, Estado de Minas e Itatitia.