Live: Emergência ambiental em tempos de coronavírus

O Setcemg, em parceria com a Fetcemg, realizou na tarde desta quinta-feira (4), mais uma live sobre as questões ambientais que repercutem no transporte rodoviário de cargas. Essa live abriu a campanha “Junho verde” das entidades.

A live “Emergência ambiental em tempos de coronavírus” foi com o gestor ambiental José Alves Pires e os analistas ambientais Ronildo da Silva Valente e Newton Pascal Tito de Oliveira, todos eles integrantes do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A mediação foi feita por Walter Cerqueira, assessor juridicoambiental das entidades.

A conversa foi acompanhada por mais de 50 internautas que interagiram levantando questões. O gestor e os analistas ambientais falaram sobre os cuidados no atendimento às emergências que tiveram que ser ampliados com a pandemia da Covid-19. Sobre as ocorrências em Minas Gerais, destacaram a necessidade das transportadoras observarem com atenção ao contratarem uma empresa de atendimento à emergência.

Para Ronildo Valente, muitas empresas não têm as condições adequadas para o atendimento. “Queremos que as empresas que atendem emergências tenham uma base bem montada em Minas Gerais e cobrem um valor que chegue a um patamar real”, queixou-se.

Segurança nos atendimentos

Uma outra questão esclarecida pelos técnicos durante a live foi sobre o atendimento in loco às emergências. A necessidade de observar o uso das máscaras e a higienização das mãos são primordiais. Ronildo recomendou o uso de máscaras adequadas capazes de barrar o vírus e, também, os gases que porventura são expelidos no acidente. Recomendou a higienização, preferencialmente com água e sabão, lembrando que o álcool gel é inflamável.

José Pires divulgou os dados sobre os acidentes nas rodovias com produtos perigosos em Minas Gerais. Segundo ele, no período de 1º de março a 31 de maio deste ano foram 17% superiores a 2019. Ele aproveitou para lembrar que quanto mais rápida for a ação logo após a ocorrência, “mais você mitiga o problema e tem um menor custo”.

As cargas que mais causam cenários de desastre ambiental são as de combustíveis como gasolina, etanol e diesel. No entanto, Newton mencionou outras cargas que não são consideradas perigosas e que podem causar muitos danos, também. “Registramos de dois a três acidentes diários com grãos. E o transporte de carvão é muito preocupante, pois causam acidentes quase todos os dias”.

Finalizando, Walter colocou a necessidade de qualificação de todos os elos que envolve o transporte de produtos perigosos, ou seja as transportadoras, as empresas de emergência e, principalmente, quem contrata o serviço de transporte.

Assista à live completa no canal do Setcemg no Youtube. Aproveite para curtir o canal e nos acompanhar por lá.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.