Chegamos a mais um final de maio e com ele encerramos a campanha do Maio Amarelo de 2019, mês destinado à discussão e reflexão sobre a responsabilidade de cada um para termos um trânsito seguro para todos. Porém, a Fetcemg e o Setcemg lembram que a campanha é constante, e que os cuidados devem ser diários e durante todo o ano.
Com o mote “Cuide da sua vida e da vida de quem pega a estrada junto com você”, a Fetcemg e o Setcemg lembram que a campanha é constante, e que os cuidados devem ser diários e durante todo o ano. A responsabilidade de um trânsito seguro e de todos nós.
E para encerrar o mês, damos mais uma dica importante: nunca use bebidas alcoólicas antes de pegar a direção. Essa mistura pode ser fatal.
Quando você dirige após ingerir bebida alcoólica, assume o risco de direção, expondo não apenas a sua vida, mas a dos passageiros que estiverem no veículo e das pessoas à sua volta. Uma vez que o álcool é ingerido, ele ficará presente no sangue. Utilizar recursos como manter o estômago cheio, tomar banhos gelados ou tomar um café pode até diminuir a sensação de embriaguez, mas não retira o álcool do sangue e não restabelece os reflexos normais da pessoa.
Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, já prejudica os reflexos, fazendo com que a pessoa perca as condições para dirigir. Isso porque quem está sob o efeito do álcool perde totalmente, ou em grande parte, a sua capacidade neuromotora. Aquele obstáculo que parece estar a 10 metros para uma pessoa alcoolizada, na verdade, está muito mais próximo do que ela imagina.
Tolerância zero
A legislação brasileira proíbe qualquer nível de concentração de álcool por litro de sangue para dirigir. A Lei nº 11.705, mais conhecida como “Lei Seca”, estabelece tolerância zero para o consumo de álcool por motoristas. Para fiscalizar o cumprimento da mesma são realizadas blitz nas vias públicas e rodovias de todo o país utilizando o teste do “bafômetro” como forma de monitoramento.
Por isso, é importante não dirigir após beber e nem permitir que pessoas próximas tenham esse tipo de conduta.
#notransitoosentidoéavida.