Scroll Top

Ainda dá tempo de se inscrever no Prêmio Motorista e Maiores montadoras do mundo dão a largada para o IAA 2018 Padrão de Minas Gerais

Maior salão de veículos comerciais do mundo começa nesta quinta-feira (20), mas empresas já deram o tom das novidade

O IAA 2018, salão de veículos comerciais de Hannover (Alemanha) – o maior do mundo – começa somente nesta quinta-feira (20). Mas os dias que antecedem a feira já movimentam as grandes montadoras: Mercedes-Benz e o grupo Traton, que reúne Scania, Man, Volkswagen Ônibus e Caminhões e Rio. Elas ainda não revelaram todas as novidades que apresentarão ao público, mas já realizaram grandes eventos para jornalistas e convidados para mostrar e disponibilizar para testes algumas de suas grandes atrações no salão ou o que está no foco de sua produção.

Transformação é palavra que está na raiz dos novos produtos e negócios das montadoras. Transformação do transporte, dos negócios, das comunicações. Quase como um mantra, ela foi repetida por diversas vezes por executivos e representantes das empresas que conversaram com os profissionais da imprensa.

A Mercedes-Benz, por exemplo, reuniu cerca de 500 jornalistas de todo o mundo em sua filial em Hannover para demonstrar como seus novos produtos se adequam e contribuem para tantas mudanças. Neles, se destacam a segurança, a conectividade e a sustentabilidade.

Para o transporte de cargas, a nova estrela da montadora é o New Actros, caminhão que vem com câmeras em vez de espelhos retrovisores, sistema auxiliar de direção – com tecnologia autônoma que ajuda o motorista a controlar o caminhão -, sistema auxiliar de frenagem – que breca o caminhão em caso de risco de colisão com algum objeto em todo o caminhão – e conectividade da cabine a aplicativos que facilitam a vida do motorista e a gestão da frota.

No transporte de passageiros, a Mercedes-Benz também trouxe novidades, como a Sprinter totalmente conectada. Ela facilita a definição de trajeto, o contato com passageiros e clientes e o monitoramento das condições do veículo e da forma de condução do motorista – e, com isso, a gestão da frota. Para completar, o motorista não precisa mais de chaves para abrir e fechar as portas: tudo pode ser feito pelo celular e à distância.

Os transportadores do Brasil, contudo, terão de esperar para ter acesso a esses produtos já que, por enquanto, ainda não estão disponíveis para o mercado brasileiro. Mas é certo que se trata apenas de uma questão de tempo.

O Grupo Traton, por sua vez, destinou a segunda-feira que antecede o salão de Hannover a valorizar a união de marcas que, antes, eram rivais. Este será o primeiro IAA em que as empresas estarão juntas. Scania, Man, Vlokswagen Ônibus e Caminhões e Rio (que oferece soluções tecnológicas) lideram o mercado de pesados na Europa e no Brasil. “Estamos no meio de uma das maiores mudanças da história”, disse o CEO do grupo, Andres Renscher. Reunidas, as companhias buscam reforçar os pontos fortes de cada uma das empresas e mesclar soluções, com foco na simplificação dos negócios, na elevação da sustentabilidade e no aumento da conectividade e de serviços digitais.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.