Scroll Top

MINAS GERAIS RECEBE O 1º ENCONTRO TÉCNICO REGIONAL DO PROGRAMA DESPOLUIR 2022 – SUDESTE

encontro 1
A iniciativa visa à reciclagem técnica dos serviços ambientais gratuitos aos transportadores da região

Nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de julho, Minas Gerais sedia o Encontro Técnico Regional do Programa DESPOLUIR 2022 – Sudeste. O evento é promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM), e conta com o apoio da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (FETCEMG). A programação acontece na sede do SEST SENAT em Contagem (MG).

Durante dois dias, técnicos e coordenadores estão sendo capacitados nas linhas de ação denominadas Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. A primeira diz respeito à inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil. A outra trata da análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens das empresas atendidas. Participam, também, integrantes de Federações de cargas e de passageiros do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

O presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, prestigiou a abertura do evento. “Os técnicos não estão apenas aferindo e medindo dados. O trabalho deles é de extrema importância para o meio ambiente. Ouvimos falar bastante de uma onda de calor na Europa nas últimas semanas, ou seja, o aquecimento global é uma realidade e o DESPOLUIR é um programa que há 15 anos contribui para o nosso setor mudar essa realidade”, afirmou.

O DESPOLUIR

Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o DESPOLUIR tem como um dos principais diferenciais atender às empresas e aos autônomos para realizar serviços ambientais gratuitos e compartilhar boas práticas. A iniciativa busca promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de toda a sociedade.

Em 15 anos de atuação, o DESPOLUIR já realizou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos, e já atendeu a mais de 55 mil transportadores, engajando-os em cuidados com o meio ambiente. O Programa é uma iniciativa conjunta da CNT e do SEST SENAT e é executado pelas Federações parceiras.

O DESPOLUIR produz, ainda, materiais diversos, como estudos, pesquisas, manuais, cartilhas e análises elaboradas especialmente para os transportadores. O objetivo do investimento no acervo da Confederação é criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor e contribuir com os esforços mundiais para a diminuição da emissão de poluentes e de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas. Em 2019, o Programa DESPOLUIR foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas por ser um grande impulso da sustentabilidade no transporte do Brasil.

As ações e projetos do DESPOLUIR objetivam ganhos como o aumento da eficiência energética dos veículos e a melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Somam-se aos resultados ações educacionais voltadas à conservação do meio ambiente e à diminuição da emissão de poluentes, dando às empresas um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis que contribuem com a descarbonização do transporte no Brasil.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.