Scroll Top

Motorista Nota 10: O caçula dos quatro irmãos caminhoneiros

Confira a sexta reportagem da série especial Motorista Nota 10.

Os termômetros marcavam 31º graus em Teresina quando José Carlos Santos Borges, 31 anos, resolveu tomar uma Coca-Cola gelada junto com um colega de trabalho e atender a nossa ligação nesta terça-feira, dia 30. “Esses são os percalços da estrada. Saí de São Paulo com 14º graus e cheguei em Teresina, na segunda, dia 29, com 35º!”, brinca sobre o calorão. Eles aguardavam o caminhão ser descarregado e estavam na divisa entre Piauí e Maranhão.

Nesta sexta reportagem da série especial Motorista Nota 10, contamos um pouco sobre José Carlos. Caminhoneiro da EGSC Logística e Transportes desde 2015, ele conta como 2019 tem sido especial em termos de reconhecimento profissional. “Tenho uma gratidão muito grande pela empresa. Ela tem me ajudado a crescer profissionalmente”, destaca.

A transportadora, que até então não possuía um motorista-instrutor, resolveu dar esta oportunidade a um de seus funcionários. Ele foi o escolhido. Em março fez cursos na Volvo e no Sest Senat, onde aprendeu tudo sobre ser um motorista-instrutor, bem como sobre a direção defensiva e econômica.

Para ocasião da campanha, foi escolhido como Motorista Nota 10 pela EGSC. “Eu fiquei muito feliz com a indicação. Tento dar o meu melhor todos os dias”, assegura. “O que eu faço, não faço por interesse, para receber algo em troca. Faço porque é o meu jeito de ser profissional. É o que aprendi com o meu pai”, afirma.

“Dê o seu melhor a cada dia, sem esperar nada em troca. A gente colhe o que planta e certamente você será honrado sempre”, aconselha.

E não para por aí. Conta feliz que conseguiu levar o seu irmão João para trabalhar na EGSC este ano. Já fazem seis meses. “Depois de muito falar na cabeça dele [o convenci a mudar de transportadora] …gosto muito da empresa”, afirma.

Por falar em irmão, ser caminhoneiro para José Carlos é algo que, nas palavras dele, estava no sangue. Caçula em uma família de cinco filhos homens, revela que nasceu e cresceu ouvindo os irmãos contando as histórias sobre as estradas. E o Pai? “Nunca foi caminhoneiro. Mas mora em Oliveira e reza todos os dias pelos filhos”, brinca orgulhoso sobre este laço afetivo. “Achava bacana quando meus irmãos diziam as coisas boas da estrada”, conta saudoso.

O primogênito, de 52, possui diferença de idade de pouco mais de 20 anos. E José Carlos foi aprendendo com cada um deles. Narra que entrou para a profissão aos 16, quando ainda fazia entrega em Oliveira e região. Aos 18, acompanhando outro irmão, começou a pegar estrada e ter experiência em realizar percursos mais longos.

Casado há 11 anos com Micheli Mara Trindade Borges, com que quem tem um casal de filhos – a Nicole de 7 e Carlos Eduardo de 1 ano e 4 meses , José Carlos conta sobre uma realidade comum entre os motoristas de caminhão. A paixão pela estrada e o amor à família. Para ele, uma das maiores dificuldades da profissão é ficar longe dos familiares. “Tecnologia ajuda muito. Faço chamada de vídeo e vejo minha esposa e meus dois pequenos. Mas tem vez que a saudade aperta. Hoje, por exemplo, estou em Teresina”, frisa. “Eu sou muito caseiro. Quando tenho folga, passo meus dias com minha família”, pontua.

José Carlos destaca que a empresa possui uma rota muito boa e que ele comumente trabalha no eixo São Paulo-Minas Gerais. Por trafegar muito pela Fernão Dias, consegue estar em Oliveira, cidade mineira onde nasceu e mora, com mais frequência.

Por outro lado, este Motorista Nota 10 viveu experiências que, na sua avaliação, não teria a oportunidade de vivenciar caso não fosse caminhoneiro. Reporta que conheceu 23 estados da federação e já viajou para a Bolívia. “Trabalhar com caminhão me permitiu conhecer várias regiões, praias e culturas. Tenho orgulho dessas histórias, histórias que vou contar para meus filhos e netos”, afirma. “Crescido e criado no interior, talvez em outra profissão eu não tivesse as mesmas condições e oportunidades. Tenho 31 anos e já conheci tantos lugares”, conclui.

Posts relacionados

Comments (4)

Zé Carlos é um ser humano maravilhoso, temente a Deus! Tenho orgulho de ser amigo/irmão dele! Presente de Deus pra minha vida! Parabéns pela reportagem! Forte abraço!

José Carlos Santos Borges

Uma honra ter você como meu amigo /irmão

Parabéns meu amor!!! Como meu coração se alegra com mais uma Vitória na sua vida, agradeço primeiramente a Deus por todas essas coisas que ele nos proporciona viver. Tenho muito orgulho de caminhar ao seu lado todos os dias, obrigado por ser esse pai e marido maravilhoso,e que a cada dia vc possa crescer mais e mais!

José Carlos Santos Borges

Que honra poder dividir com o #SETCEMG e com os amigos um pouco da minha história, orgulho do que faço!

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.