Scroll Top

Os desafios do novo governo

Passadas as eleições é hora de nos organizar e preparar para os novos tempos. As mudanças em Minas Gerais não foram poucas, o Estado terá o primeiro governo do Partido Novo do Brasil. Isto gera expectativas para a sociedade e empresários, pois não tem como comparar com outros governos. Será a primeira vez que o governarão.

A ideia é que isso se concretize como um privilégio para Minas Gerais, pois os princípios de terem uma gestão técnica e, na área econômica, apoiar o liberalismo são positivos. A dificuldade será aprovar o necessário na Assembleia Legislativa sem a forma tradicional de negociar.

A proposta de formar o primeiro escalão com técnicos e fazer uma gestão econômica voltada para o liberalismo coincide com as propostas do Presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Os desafios dos novos são grandes, mas as expectativas são positivas, pois prometem reduzir o tamanho do Estado, diminuindo a interferência na atividade econômica, e é isto que os empresários precisam, liberdade para trabalhar com segurança jurídica.

Os recursos do Estado são limitados e a carga tributária já é bastante pesada, não sendo recomendável aumentar tributos. A saída será reduzir os gastos, privilegiando o social e deixando os investimentos a cargo da iniciativa privada.

A maneira mais rápida de propiciar a retomada do crescimento será a formação de Parceria Público Privada (PPP) para investir na infraestrutura, com licitações claras que gerem segurança jurídica para atrair investimentos.

É necessário ainda uma atenção especial ao meio ambiente. É preciso aprovar os projetos de forma rápida, impondo a reposição do que foi degradado. Para construir uma estrada é necessário derrubar algumas árvores. Diante dessa situação, o ideal é que seja imposto à construtora a obrigação de plantar outras tantas quanto for necessário para compensar as que tiverem que ser derrubadas.

Outra conta a ser feita é que uma boa estrada fará com que os veículos consumam menos combustível e por consequência poluam menos. Este ganho ficará para a sociedade.

Os governos começam em janeiro, mas a expectativa é de que o ambiente já comece a melhorar a partir da divulgação dos membros que comporão os ministérios e as secretárias. Assim, poderemos aferir se houve a prometida redução e se realmente os cargos foram ocupados por técnicos.

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.