Scroll Top

Os fretes no fim de ano

O mercado tende a aquecer com as compras de fim de ano. A previsão de demanda para esse período é grande, haja vista a grande concentração de pedidos em um curto espaço de tempo.

Para as empresas de transporte, surgem oportunidades de alavancar novos clientes e, consequentemente, aumentar a margem de lucro, uma vez que geralmente a procura de fretes é maior que a oferta. No entanto, se não houver planejamento pelas transportadoras para o atendimento dessa demanda, o momento oportuno de aumentar os lucros pode se transformar em um prejuízo.

Quando uma empresa contrata o transportador, não quer se preocupar com danos passíveis de serem acarretados às mercadorias, bem como necessitam que as entregas sejam feitas nos prazos previstos. Para que o transportador não corra o risco de sofrer reclamações e demandas judiciais, com o consequente pagamento de indenizações, torna-se indispensável tomar algumas ações preventivas.

Primeiramente, é de extrema importância que o transportador aponte ao tomador de seus serviços a existência de qualquer anomalia no produto, anterior ao percurso, para que no futuro esteja resguardado contra queixas infundadas. Nossos tribunais têm entendido que, se o transportador não tiver feito, antes do embarque, uma única ressalva quanto ao estado da coisa transportada, ou ao modo pelo qual ela foi embalada, há de se presumir que o estrago adveio exclusivamente do transporte inadequado.

Outra situação a ser alertada é a condição do prazo de entrega das mercadorias a seu destino, uma vez que a responsabilidade civil pelo atraso na entrega deve ser suportada pelo transportador, podendo acarretar multas, além de eventuais perdas e danos, seja por imposição do embarcador, ou do destinatário.

O planejamento das entregas pode aperfeiçoar o transporte de cargas em vários aspectos. Como a reposição de estoque das empresas é maior devido à demanda de fim de ano, os embarcadores precisam garantir uma rápida reposição de mercadorias, o que exige que as entregas sejam feitas de forma rápida e eficiente.

As transportadoras que não se preparam para atender às exigências dos clientes no período de final de ano acabam recorrendo a providências de emergência, como por exemplo, a subcontratação do transporte, sem critérios, o que poderá acarretar o aumento de custos, além de problemas futuros, caso o subcontratado não cumpra de maneira efetiva com o solicitado.

Outra situação é que com o aumento da prestação de serviços, pode ocorrer o aumento da carga horária de trabalho dos colaboradores da empresa, o que acarretará maiores gastos com horas extras, devendo o transportador verificar a possibilidade de contratação de mais mão de obra nesse período.

O planejamento reduz as possíveis falhas o que faz evitar prejuízos. Ter previsão de demanda é fundamental para se planejar e aperfeiçoar os resultados da sua transportadora no final de ano, o que, consequentemente, aumentará as oportunidades da empresa e aumentará os lucros.

Isabela Maria Cunha Teixeira – Advogada Especialista em Direito Civil

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.