Scroll Top

Inteligência fiscal e tributária

Tem sido lugar comum falar que a carga tributária no Brasil é alta e o sistema de apuração de impostos é complexo e custoso, acarretando altos custos para as empresas.

Mas, somente criticar o sistema tributário e aguardar uma reforma tributária não resolve o problema de custo e passivo das empresas. É preciso ação e administração do problema.

O custo tributário não espera mudanças no sistema brasileiro. Ele acontece e é sentido diariamente e, no fechamento de cada mês, o resultado assusta porquanto ele significa a diferença entre o lucro e o prejuízo, entre a morte do negócio ou a sobrevivência.

É neste ponto que as empresas podem utilizar a inteligência tributária e fiscal a seu favor, conhecendo e aplicando o sistema atual às suas operações.

Para isso, a partir de um mapeamento dos dados e informações do contribuinte, é possível à empresa ter conhecimento de todos os impostos incidentes sobre suas operações, sobre os sistemas de recolhimento e sobre as oportunidades tributárias que podem estar escondidas dentro da complexa legislação atual.

Além disso, o gestor poderá saber quais são os passivos que podem estar incorrendo por desconhecimento à legislação ou práticas equivocadas e aplicar medidas para sua mitigação ou eliminação, antes do surgimento de uma fiscalização.

As informações para desenvolvimento da inteligência tributária estão dentro da própria empresa e são entregues mensalmente ao fisco.

A partir das escriturações fiscais e contábeis, e obrigações acessórias tais como a Escrituração Fiscal Digital (EFD); a Escrituração Contábil Digital (ECD); 0 Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e); e os SPEDs é possível fazer um diagnóstico individualizado da empresa e desenvolver soluções de redução do custo tributário, de prevenção e mitigação de passivos.

Reinaldo Lage Araújo – assessor jurídico do SETCEMG e do escritório Paulo Teodoro – Advogados Associados

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.