Painel do transporte – poluição e transporte nas cidades

Os transportadores sabem da importância econômica e ambiental do controle de emissão de poluentes da frota. Durante o mês de junho, mês em que comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, as entidades representativas do setor realizaram diversas ações para promover uma reflexão para o problema e suas possíveis soluções, dentre elas, o Melhor Ar – Prêmio Fetcemg de Qualidade do Ar. Confira o artigo assinado pelo presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, publicado na coluna Painel do Transporte do jornal O Tempo do dia 10 de julho.

A poluição das grandes cidades gerada pela emissão de poluentes de veículos motorizados é um dos principais problemas da sociedade moderna. O diesel, combustível mais utilizado por caminhões e ônibus, é, sem dúvida, o mais poluente. Fato que gera preocupação não só da sociedade em geral, mas, em especial, das lideranças do transporte rodoviário de cargas.

A cidade é um organismo que depende do movimento de pessoas e cargas para oxigenar sua vida. Mas essa circulação essencial, se mal executada, pode comprometer a qualidade da vida urbana. Em duas décadas, o setor de transporte no Brasil quase triplicou a emissão de gases do efeito estufa. Passou de 84,9 para 220,5 milhões de toneladas, entre 1994 e 2014.

Os transportadores já perceberam a importância econômica e ambiental do controle de emissão de poluentes da frota. Durante o mês de junho, mês em que comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, as entidades representativas do setor realizaram diversas ações para promover uma reflexão para o problema e suas possíveis soluções.

Para incentivar as empresas de transportes a ficarem ainda mais atentas com as questões ambientais, uma iniciativa de sucesso, em Minas Gerais, é o Melhor AR – Prêmio Fetcemg de Qualidade do Ar, oferecido desde 2010 pela Fetcemg. Neste ano, vinte empresas participantes do Programa Despoluir, da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e gerido pela Fetcemg no estado, foram premiadas nas categorias Maior Número de Testes e Mérito Ambiental. São empresas comprometidas com a questão e que monitoram a emissão de gases de seus veículos permanentemente.

O prêmio é mais uma ferramenta motivadora, tanto para os empresários quanto para os funcionários das empresas envolvidas na busca contínua por melhoria nas suas operações. Ele faz parte de um trabalho em conjunto, onde todos ganham, comunidade e empresários, por um ar menos poluído e pela regulagem adequada dos motores, aumentando a vida útil dos componentes mecânicos, a eficiência energética e a segurança.

Sérgio Pedrosa

Sérgio Pedrosa

Cargo  Presidente da Fetcemg

Posts Relacionados

Deixe um comentário