Scroll Top

PETROBRAS ELEVA PREÇOS DO DIESEL E GASOLINA

A Petrobras aumentará o preço da gasolina em suas refinarias em 4% em média a partir de quinta-feira, enquanto o diesel terá elevação de 5%, informou a companhia nesta quarta-feira.

O aumento é o segundo aplicado pela estatal em novembro para os dois combustíveis, após reajuste realizado no dia 12, quando subiu o valor da gasolina em 6% e o do diesel em 5%.

Com o novo reajuste, o preço médio da gasolina nas refinarias da petroleira passa a ser de 1,73 real por litro, segundo dados da Petrobras, enquanto o litro do diesel passa a custar em média 1,87 real.

No acumulado de 2020, a cotação da gasolina ainda apura queda de cerca de 9,6%, e a do diesel registra baixa de 19,8%, segundo a Petrobras.

Durante o ano, porém, o litro da gasolina nas refinarias chegou a custar menos de 1 real e o do diesel caiu a cerca de 1,30 real. As mínimas foram vistas entre abril e maio, quando as medidas de restrição por causa da pandemia do novo coronavírus atingiram seu ápice no Brasil.

O novo reajuste para cima ocorre em meio à firme alta nos preços do petróleo no mercado internacional, que têm sido impulsionados pelas expectativas de uma vacina contra a Covid-19 e por perspectivas de uma transição de governo mais tranquila nos Estados Unidos.

A Petrobras defende que seus preços levam em conta a chamada paridade de importação, impactada por fatores como as cotações internacionais do petróleo e o câmbio.

Nesta quarta, o petróleo Brent subia 1,15%, a 48,41 dólares por

Já o dólar operava em queda de cerca de 0,9%, negociado em torno de 5,33 reais.

Apesar da nova alta anunciada pela Petrobras, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) ainda vê defasagem para as importações dos produtos, segundo o presidente da entidade, Sergio Araujo.

Pelos dados da Abicom, para acompanhar a variação da paridade do diesel a perspectiva de reajuste seria de 0,23 real por litro, enquanto a defasagem para a gasolina variava entre 0,24 real e 0,15 real por litro antes do novo aumento.

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.