Scroll Top

POR QUE O HIDROGÊNIO VERDE FAZ PARTE DA MATRIZ ENÉRGICA DO FUTURO?

hidrogenio-verde-set

Pela primeira vez na história, a chama olímpica deste ano, que ardeu no Caldeirão Olímpico do Estádio Nacional de Tóquio nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, foi sustentada por hidrogênio.

O gás foi criado através da eletrólise da água usando energia solar, criando um combustível verdadeiramente verde que não gera emissões – ao contrário do propano e do butano que são tradicionalmente usados ​​nas Olimpíadas.

À medida que cresce a conscientização sobre o uso do chamado hidrogênio verde, Daniel Garcia, Gerente Sênior Comercial da Atlas Renewable Energy, explica os benefícios desse combustível e como ele pode fazer parte da matriz energética à medida que o mundo busca uma energia mais limpa, futuro mais sustentável.

O que torna o hidrogênio verde “verde”?

O combustível de hidrogênio é feito separando o gás dos combustíveis fósseis ou separando-o da água. Embora hoje o hidrogênio já esteja sendo usado em escala industrial, a eletricidade usada para produzi-lo é quase inteiramente fornecida a partir de gás natural e carvão. Como resultado, hoje, a produção de combustível de hidrogênio é atualmente responsável por 830 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano – que é o mesmo que as emissões de CO2 do Reino Unido e da Indonésia juntos.

Isso claramente não é sustentável, e é por isso que precisamos de hidrogênio verde. Produzido por meio de energia renovável, o hidrogênio verde é extraído da água por meio de eletrólise, tornando-o um combustível com zero carbono. Como  afirmou a Agência Internacional de Energia , graças aos custos decrescentes da eletricidade renovável, em particular da energia solar fotovoltaica e eólica, há agora um interesse crescente no hidrogênio verde e, como resultado, acreditamos que o hidrogênio verde pode dar uma contribuição significativa para a energia limpa. transição energética.

Em quais indústrias e aplicações o hidrogênio verde pode ser usado?

Uma das aplicações mais adequadas do hidrogênio verde é para processos onde o hidrogênio já é necessário. Um exemplo disso são as refinarias de petróleo, onde o hidrogênio é utilizado no processamento da maioria dos produtos refinados – normalmente é obtido a partir do gás natural que já é extraído dos poços. Cada tonelada de H2 produzida com gás natural produz 9,3 toneladas de CO2, portanto, substituir isso pela produção de hidrogênio verde no local pode ter um impacto dramático nas emissões.

A produção de fertilizantes é outra área chave para a aplicação do hidrogênio verde. Atualmente, as instalações de produção de fertilizantes separam o hidrogênio do gás natural e o combinam com nitrogênio para produzir amônia, mas estamos começando a ver a indústria de fertilizantes começar a usar eletricidade de usinas fotovoltaicas para dividir a água em oxigênio e hidrogênio, o que é um sinal encorajador .

Uma das possibilidades mais interessantes é no transporte de longa distância. Embora a tendência seja para a eletrificação dos transportes , a tecnologia disponível atualmente abrange viagens de curta e média distância até cerca de 500km. As células de combustível de hidrogênio têm sido usadas para enviar foguetes ao espaço desde a década de 1950 e, na indústria de transporte pesado, o hidrogênio provavelmente será a solução para a mobilidade de longo alcance, principalmente em setores como mineração.

O hidrogênio verde é competitivo com os combustíveis fósseis?

Quando pensamos na vantagem competitiva do hidrogênio verde em relação aos combustíveis fósseis, temos que levar em consideração dois fatores principais: o preço do combustível e o benefício climático.

Regiões com altos custos de combustíveis fósseis e recursos renováveis ​​abundantes são as mais adequadas para o hidrogênio verde substituir os combustíveis fósseis em um primeiro momento. Por exemplo, nos EUA, existem inúmeras regiões com recursos de energia eólica e solar muito bons, no entanto, devido aos baixos preços do gás de xisto, é difícil para o hidrogênio verde competir com os combustíveis fósseis apenas no preço. Enquanto isso, na Europa, não apenas há energia eólica abundante, mas os preços do gás natural também são muito mais altos, o que significa que o hidrogênio verde é uma opção mais competitiva.

O benefício climático é muito mais fácil de vender. O hidrogênio verde não gera emissões e, à medida que os governos de todo o mundo estabelecem metas líquidas zero para as indústrias e em meio à crescente tendência à implementação de impostos sobre o carbono , acreditamos que o hidrogênio verde, juntamente com outras fontes de energia renovável, se tornará uma escolha óbvia.

O que o crescimento do hidrogênio verde significa para o setor de energia renovável?

De acordo com pesquisa do Goldman Sachs , o hidrogênio verde poderá suprir até 25% das necessidades mundiais de energia até 2050. Já vimos vários países, da Austrália ao Chile, Alemanha, União Européia, Japão, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Coreia do Sul, publicam estratégias nacionais de hidrogênio, e o combustível tem um futuro promissor na redução de emissões das indústrias mais intensivas em carbono do mundo.

No ano passado, as Nações Unidas lançaram a Iniciativa Catapulta de Hidrogênio Verde em uma tentativa de aumentar a produção de hidrogênio verde em 50 vezes nos próximos seis anos. A substituição de todo o hidrogênio não verde do mundo por hidrogênio verde exigiria 3.000 TWh por ano de novas energias renováveis, aumentando a demanda por projetos solares e eólicos em todo o mundo.

Quais são as perspectivas futuras para o mercado de hidrogênio verde? 

O hidrogênio verde está longe de ser uma solução de nicho. Acreditamos que vale a pena prestar atenção, porque resolve importantes emissões de CO2 de forma adequada e eficaz. Sua curva de crescimento está apenas começando: grande parte do que torna o hidrogênio verde competitivo é o custo das energias renováveis ​​e sua eficiência, e como ainda não atingimos todo o potencial nesses aspectos, acreditamos que o hidrogênio verde se tornará cada vez mais competitivo a cada ano.

No curto prazo, esperamos ver uma proliferação de soluções de hidrogênio verde no local, em áreas como recursos naturais e petroquímica. Algumas outras soluções onde pode ser misturado com outros combustíveis, como o gás natural, também surgirão a médio prazo. O maior desafio para o hidrogênio verde é atingir custos de transporte competitivos e, então, atingir seu potencial máximo em termos de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Site: Atlas Energia Renovável

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.